Quinta-feira , 25 de Agosto de 2016
Home / Sociedade / Jogos / CHEIA

CHEIA

«Cheia» é um jogo de equipa, para crianças do sexo feminino, entre os 9 e os 13 anos. Formam-se 2 equipas de 6 jogadoras.

Material

Uma bola pequena e uma garrafa.

O jogo realiza-se ao ar livre, num terreno de areia solta, delimitado por duas linhas de fundo distanciadas 10 metros; no centro coloca-se um monte de areia com a garrafa. A jogadora de uma das equipas, coloca-se no meio, junto ao monte de areia e da garrafa; atrás de cada linha de fundo colocam-se as jogadoras adversárias; as restantes aguardam a sua vez.

Desenrolar do jogo

A jogadora da equipa «A» procura encher a garrafa com areia, enquanto 2 elementos da equipa adversária passam a bola entre si. A partir do 3º passe, começam a tentar acertar na jogadora adversária, procurando esta esquivar-se ao mesmo tempo que continua a encher a garrafa com areia. Cada vez que esta consegue enchê-la, sem que tenha sido tocada pela bola, vaza-a por completo ao mesmo tempo que conta até 100, o que perfaz um ponto, voltando depois a enchê-la novamente.

Se a jogadora «A» ao ser alvejada, conseguir agarrar a bola sem a deixar cair, lança-a o mais longe possível de modo a ter mais tempo para encher a garrafa. Se pelo contrário ela é alvejada sem conseguir agarrar a bola, sai do jogo sendo substituída por outra da mesma equipa. O jogo prossegue até que todos os elementos da equipa que «enche» tenham sido alvejados, trocando-se então as posições das equipas.

O jogo termina, quando todas as jogadoras tiverem sido alvejadas, vencendo a equipa que somar mais pontos.

Saiba mais sobre outros jogos moçambicanos:

Check Also

NECA

«Neca» é um jogo individual ou de pares, para raparigas entre os 8 e 12 …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *