Sexta-feira , 20 de Janeiro de 2017
Home / Sociedade / Histórias / O burro batoteiro

O burro batoteiro

Havia, há muitos anos, num curral um burro, um boi e um cordeiro. Embora de manhã, tivessem os três que ir trabalhar, de tarde podiam descansar à vontade no curral, pois o dono deles tratava-os muito bem.

Que fazer durante estas horas livres? Os três gostavam de jogos de azar, pelo que passavam as tardes a jogar às cartas ou aos dados. Quem ganhava, podia dormir no melhor estábulo. Como podem imaginar, o boi, o cordeiro e o burro jogavam com afinco.

O burro era um grande batoteiro e dormia sempre no melhor estábulo. O boi e o cordeiro estavam com toda a razão, a começar a suspeitar que ele os estava a enganar. Para terem a certeza, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.

Quando o burro voltou a ganhar-lhes na partida seguinte, ambos lhe pediram:
–   Mostra-me as tuas cartas, amigo burro.
–   Estão a insinuar que eu estou a fazer batota? –perguntou o burro, um pouco incomodado.

De nada lhe serviu negar. Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa. Nenhuma delas estava marcada com uma cruz; quer dizer, não pertenciam ao baralho e o burro tinha-as tirado da manga. Os seus amigos puderam comprovar as suspeitas deles. O burro tinha-os enganado.

Desde essa tarde não voltaram a jogar com ele, pois já tinha perdido a confiança. Faziam turnos entre os três para desfrutarem o melhor curral.

Mais histórias para crianças:

Check Also

rei

O Rei vai Nu

Era uma vez um rei muito vaidoso e que gostava de andar muito bem arranjado. …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *