O vinho mais caro do mundo

O vinho mais caro do mundo é uma garrafa de Henri Jayer Richebourg Grand Cru. Uma garrafa de este vinho tinto excecional vende-se, em média a 16 343 dólares, mais de 12 300 euros. Mas alguns vendedores têm preços ainda mais elevados.

Vinho Henri Jayer Richebourg Grand Cru

Vinho Henri Jayer Richebourg Grand Cru

Porque um preço tão alto? Em primeiro lugar, pela sua qualidade : as vinhas com a apelação AOC Richebourg, localizadas na Borgonha Côte de Nuits, crescem num solo calcário que obriga as videiras a procurar recursos nas profundezas subterrâneas, o que dá ao vinho uma profundidade e complexidade excecional. Por outro lado, Henri Jayer forjou uma lenda. Falecido em 2006, ele era um dos vinhedos mais famosos no mundo do vinho. Finalmente, a escassez : Henri Jayer produzia pouquíssimas garrafas por ano.

Hoje, as suas garrafas vendessem a um preço de ouro: elas aparecem três vezes no top 10 dos vinhos mais caros do mundo. No dia 17 julho de 2013, numa venda da Sotheby’s, em Londres, 11 garrafas de Richebourg 1970 do Henri Jayer foram vendidas por 72 850 libras esterlinas (ou seja 83 858 euros), mais do dobro do valor estimado pela casa de leilões.

Pin It

One thought on “O vinho mais caro do mundo

  1. Pingback: O whisky mais caro do mundo | Terravista

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>