Turismo em Espanha

1
313

Cidades Património da Humanidade em Espanha, únicas e inesquecíveis…

Representam uma parte importante do contributo de Espanha para a cultura universal. São cidades espanholas que foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO, um título privilegiado que pressupõe o reconhecimento internacional do seu valor excepcional. Percorrê-las é uma boa forma de conhecer a história de Espanha, a sua riqueza artística e as suas tradições populares. Em cada uma das etapas deste percurso descobrirá um espaço urbano único e diferente. Quer fazer a viagem?

Espanha
Espanha

Um passado de séculos reflectido numa valiosa herança cultural. Monumentos únicos e magníficos. Ruas que fazem recordar outras épocas. História, arte e arquitectura combinam-se de maneira singular, formando lugares únicos: as cidades espanholas declaradas Património da Humanidade pela UNESCO. Conhecê-las é encontrar a melhor contribuição urbana de Espanha para a cultura universal. Algo a não perder.

Acompanhe-nos neste percurso: através das Cidades Património descobrirá uma amostra excepcional da diversidade de Espanha. Admirar magníficos edifícios e diferentes estilos artísticos constitui apenas uma parte daquilo que poderá fazer nestas cidades. Também poderá participar nas suas festas e tradições, momentos nos quais as cidades têm um protagonismo especial e em que todos são bem-vindos. Pode também comprovar a vitalidade dos seus centros históricos, com as suas lojas, mercados e locais típicos, e saborear a gastronomia local.

Seja qual for o percurso escolhido, recomendamos-lhe que o visite com tranquilidade. Cada cidade Património destaca-se por determinados elementos ou características, mas em todas há muito mais que descobrir. Reserve oito dias para passear, sem pressas, pelas suas ruas e desfrutar de tudo o que lhe proporcionam. Se puder, não hesite em percorrê-las durante a noite, quando a beleza dos seus monumentos se destaca particularmente, devido à iluminação nocturna.

Passeio pela história

Começaremos a viagem pelo centro de Espanha, em Madrid . A apenas 30 quilómetros da capital encontraremos o final da primeira etapa: Alcalá de Henares . Esta localidade foi a primeira cidade universitária concebida como tal que existiu no mundo, servindo de modelo a outros centros na Europa e na América. Julgará estar no século XVI ao percorrer a Calle Mayor, os pátios renascentistas da Universidade centenária ou os antigos palácios e conventos. É imprescindível visitar a casa do escritor Miguel de Cervantes: o lugar onde nasceu o criador de Don Quixote é um exemplo das casas da época.

Madrid
Madrid

À tarde, deixaremos Alcalá de Henares e, após percorrermos 124 quilómetros, chegaremos a Segovia . Esta cidade possui um dos conjuntos românicos mais ricos do continente europeu. Em primeiro lugar visitaremos o Aqueduto romano: sem dúvida que esta obra única o deixará sem palavras. No dia seguinte, com tranquilidade, descobriremos o encanto do centro histórico, com as suas casas senhoriais, a elegância da sua Catedral ou o Alcázar, um castelo que parece saído de um conto de fadas. À hora do almoço, uma coisa é certa: teremos que provar o famoso leitão assado.

Depois, partiremos para o nosso próximo destino: Ávila , apenas a 67 quilómetros de Segovia. Aqui poderá saber como se sentia um cavaleiro medieval, já que se trata do melhor exemplo de cidade fortificada da Idade Média. No interior da muralha, a melhor conservada da Europa, existem igrejas e conventos, concorridos mercados, palácios do século XV e XVI e a Catedral gótica mais antiga de Espanha. Não perca a extraordinária panorâmica proporcionada pelo miradouro dos Cuatro Postes.

Depois de dormir na cidade amuralhada, no dia seguinte percorreremos 97 quilómetros até Salamanca. Deixe-se impressionar pela monumentalidade dos seus edifícios, mansões e catedrais. Antes de sair da cidade, deve visitar a emblemática Plaza Mayor e também a Universidade, uma das mais antigas do mundo, para procurar na sua fachada a famosa rã que, segundo a lenda, dá sorte aos estudantes.

No dia seguinte, de manhã, percorreremos um trajecto de 200 quilómetros até Cáceres . No seu centro histórico poderá visitar uma grande variedade de monumentos, fortalezas, palácios renascentistas e praças medievais. A partir desta localidade, em pouco mais de duas horas, chegaremos a Toledo , um verdadeiro museu urbano com mais de 2.000 anos de história. Durante séculos, muçulmanos, judeus e cristãos conviveram em harmonia, deixando, nas ruelas e pracetas, um valioso legado cultural e monumental que vale a pena descobrir.

No dia seguinte percorreremos os 180 quilómetros que separam Cuenca de Toledo. Em Cuenca, a arquitectura e a natureza integram-se em perfeito equilíbrio. Edificada entre dois barrancos, a cidade parece flutuar no ar. Entre os seus muitos atractivos, não deixe de visitar a Catedral, de origem gótico-normanda e as insólitas “casas colgadas” (casas penduradas).

A partir desta cidade voltaremos a Madrid para iniciar, de manhã, a viagem para Córdoba . Existe um comboio de alta velocidade (AVE) que liga ambas as cidades, apenas em uma hora e 40 minutos. Vale a pena visitar esta localidade onde poderá conhecer o esplendor da cultura árabe. Caminhando sem rumo pelas ruas irregulares, praças e jardins, descobrirá a judiaria, a famosa Mesquita – considerada o monumento islâmico mais importante do Ocidente – e outras jóias monumentais como o Alcázar de los Reyes Cristianos.

Contudo, as cidades referidas acima não são as únicas cidades Património da Humanidade que existem em Espanha. Se dispõe de um pouco mais de tempo, poderá conhecer também Santiago de Compostela , no Norte do país, Ibiza nas Ilhas Baleares e San Cristóbal de la Laguna , nas Ilhas Canárias.

Visite Espanha e descubra o prazer da história nestes lugares de importância universal. Não se arrependerá.

1 COMENTÁRIO

  1. gosto dos bate papos do terravista…
    são divertidos e colocam-nos bem dispostas,
    continuem…. com inteligência e educação é fundamental GENtE!!!
    grande abraço
    milita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here