O whisky mais caro do mundo

1
372

Uma garrafa de uísque Macallan de 6 litros bateu todos os recordes de preços durante um leilão.

O dia 18 janeiro de 2014, Sotheby’s organizou um leilão especial de espíritos em Hong Kong. 700 lotes foram vendidos por um total de 2,78 milhões de euros. Mas o destaque da noite, foi uma garrafa de whisky Macallan Decanter “M” de 6 litros. Adjudicada por 4,9 milhões de dólares de Hong Kong (ou seja 462 780 euros), este single malt de 64 anos de idade tornou-se o uísque mais caro do mundo, batendo o recorde anterior de 2010 (que era de 335 000 €). Isto representa 77 130 euros por litro, ou 3 085 euros o copo de 4 cl.

Uisque Macallan decanter M
Uisque Macallan decanter M

Um preço incrível que se explica tanto pelo conteúdo que pelo recipiente. A destilaria escocesa Macallan fez uma parceria com a Lalique para criar esta garrafa de de 6 litros, que e a maior já feita pela Lalique e que pesa 11,3 quilos vazia. O exemplar vendido é uma das quatro garrafas exclusivas editadas, que possuem todas o nome de um imperador romano (Constantine). 17 artesãos, incluindo dois franceses que foram “melhores trabalhadores da França” participaram a sua criação, com um total de 50 horas de trabalho para cada garrafa. A identidade do comprador é desconhecida e apenas sabemos que ele é asiático. Mas a Sotheby’s disse que o dinheiro seria doado “a instituições de caridade em Hong Kong”.

Fundada em 1824, a marca de whisky Macallan é uma das mais famosas do mundo. As suas garrafas de velhos Millésime alcançam regularmente preços recordes.

Já agora, você sabe qual e o vinho mais caro do mundo?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here