Obras do arquiteto Tadao Ando

0
52

CHURCH ON THE WATER

Localizada numa planície da zona baixa da província de Hokkaido, esta igreja tem uma planta de dois quadrados sobrepostos, de diferentes tamanhos.

Uma das fachadas está virada para um lago artificial, criado por um riacho que passa perto. Um pequeno declive do terreno sobe até ao volume mais pequeno, onde dentro existe um espaço fechado superiormente por vidro, mas aberto para o céu, possui quatro grandes cruzes dispersas em quadrado, que quase se tocam nos eixos horizontais.

A partir deste ponto, o visitante desce uma escura escadaria, emergindo na traseira da igreja. A parede por detrás do altar é completamente vidrada, proporcionando um panorama do lago, no qual o grande crucifixo é visto a surgir da superfície de água.

A parede mais próxima do lago, oposta à do altar, pode «deslizar», permitindo abrir o interior da igreja à natureza circundante.

CASA NAKAYAMA

A casa Nakayama é uma das obras mais simples de Ando, e também uma obra que mostra claramente as suas ideias arquitetónicas. A casa consiste numa caixa alongada de betão com dois andares de altura com uma parede de um andar de altura ao seu lado.

A entrada é aproximada através de uma apertada faixa entre a parede e a caixa em si, permitindo a perceção de um inteiro monólito de betão, com a exceção de três aberturas verticais que se podem considerar a fachada frontal. Sendo estreita, a entrada serve como uma clara barreira entre o espaço público e o espaço privado.
A planta é dividida em dois ao longo do eixo maior do edifício. Uma divisão é mantida destapada para fornecer um pátio. O resto é dedicado às áreas de utilização diária, que se estendem nos dois andares. O rés-do-chão conte a cozinha, sala de jantar, sala de convívio e pequenos compartimentos de serviço.

A parede da sala de convívio que está virada para o pátio é envidraçada, permitindo a entrada de luz natural na casa. O primeiro andar é novamente dividido em dois, ocupando o terraço metade da área do andar. O terraço está em conexão com o pátio inferior, através de uma escada com degraus em cimento. O primeiro andar conte o maior e melhor iluminado quarto e um quarto com estilo japonês. Ando está relacionado com a ideia do Regionalismo Crítico ao aderir ao caráter rigoroso da arquitetura de Osaka.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here