Como criar uma boa loja online – Dicas importantes para começar

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O mercado das compras online está em constante evolução, sendo que é cada vez mais simples, rápido e económico criar uma loja virtual.

Claro que muitas pessoas ponderam automaticamente a subcontratação desse serviço, contudo, são ainda milhares aquelas que antes de pagar para que o serviço seja realizado, tentam colocar as mãos à obra e fazer.

Obviamente que nem sempre é possível desenvolver corretamente um site, contudo, muitas pessoas com recurso a tutoriais conseguem efetivamente criar uma loja virtual ou um site de raiz.

Acredite, não precisa ser tão difícil como a maior parte dos web designers tentam fazer parecer. Claro que se embarcar nesta aventura, vai ter de pesquisar muito, cometer erros, mas acima de tudo, vai ter de ter força de vontade para aprender e testar.

Não é a coisa mais fácil do mundo. Mas digo-lhe já, criar um site também não é propriamente a coisa mais complicada de sempre.

De seguida vamos dar-lhe algumas dicas a ter em consideração quando ponderar criar o seu próprio site.

Loja Online

Como começar a sua loja virtual – dicas e considerações importantes

Independentemente do tipo de produto que optar por vender na internet, os princípios base de um e-commerce são muito semelhantes.

Em Portugal, tal como na maior parte dos países, para começar uma loja online vai ter de abrir atividade nas finanças ou criar uma empresa, de modo a poder passar todas as faturas e recibos obrigatórios.

Contudo, para começar o seu negócio, esse nem é o ponto mais importante (já que poderá fazê-lo a qualquer altura antes de começar a vender).

De seguida indicamos-lhe passo a passos como pode começar uma loja virtual e ter sucesso com a mesma.

1 – A escolha do domínio é o mais importante

Acredite ou não, escolher um bom domínio para o seu negócio é algo que tem de ser feito com tempo, pois não vai ser tão simples como parece.

Além de precisar escolher corretamente a terminação do mesmo (.pt, .com, .com.pt…) vai precisar criar e registar um URL que seja simultaneamente user friendly mas que transmita toda a força do seu negócio.

Acredite que muito provavelmente antes de acertar num domínio que realmente goste e que consiga registar, vai ver que muitos já se encontram registados.

Sim, não vai ser simples. Mas com persistência irá encontrar o domínio certo para o seu negócio.

2 – Escolher o alojamento

Esta poderia ser uma tarefa complicada se não existisse tanta oferta à sua disposição.

Quando começar a analisar as opções disponíveis, existem pontos que deve ter em consideração de forma a escolher algo que seja realmente uma boa opção para si.

Assim sendo, antes de comprar o serviço de alojamento web com qualquer empresa, analise o seguinte:

  • Qual é a avaliação dos atuais clientes
  • Como é que é o serviço de apoio ao cliente
  • Qual o prazo de resolução de problemas
  • Qual é o espaço em disco
  • Quantos emails pode ter associados? Estão incluídos ou têm de ser pagos à parte?
  • Quantos domínios adicionais pode ter?

Todas estas questões vão ajudá-lo a escolher a melhor opção para si. Acredite que por vezes as pequenas diferenças nos preços não justificam ficar com o serviço mais barato.

3 – O wordpress é um excelente CMS

Para quem não sabe o wordpress é um CMS, ou seja, um sistema de gestão de conteúdo.

Basicamente trata-se de um software que qualquer pessoa consegue utilizar de forma simples. Além disso, quem quer pode construir um tema específico para as suas necessidades.

Contudo, o que a grande maioria das pessoas faz é escolher um tema já construído, e fazer os ajustes necessários para que o site fique a “cara do negócio”.

Acredite que não é assim tão difícil. Os templates são bastante intuitivos de serem utilizados. A par com isso, tem sempre uma equipa de suporte que está disponível para qualquer esclarecimento.

4 – Métodos de pagamento e envio de encomendas

Pois bem, esta é provavelmente a parte mais complicada de analisar e implementar em qualquer tipo de comércio eletrónico.

Terá de perder bastante tempo a fazer um estudo sobre os melhores métodos de pagamento. Dependendo do tipo de produto que tenha para vender existem várias opções a considerar:

  • Paypal
  • MB Way
  • Cartão de crédito
  • Transferência bancária
  • Referência multibanco
  • Pagamento em parcelas

Além disso vai ter também de analisar com tempo, calma e paciência quais as melhores opções de logística, assim sendo:

  • Mantenha o stock em linha com as vendas
  • Prepare-se para responder a picos de venda
  • O cliente deve pode acompanhar a encomenda ao longo da jornada de entrega
  • Dê prioridade aos canais para esclarecimento de dúvidas ou reclamações
  • Garanta a fiabilidade da entrega

Se está a pensar criar um negócio de sucesso online, estes são os 4 passos iniciais que deve ter em consideração. Se os mesmos falharem, todo o seu negócio poderá ir por água a baixo.

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