Lista dos 10 melhores peixes de água fria para aquários

0
342

Ao contrário dos peixes tropicais, os peixes de água fria são mais fáceis de cuidar, já que não exigem uma temperatura específica no aquário. Eles podem viver em habitats entre 16 e 24°C e são bastante resistentes a doenças.

Lista dos 10 melhores peixes de agua fria

Seus corpos são arredondados, com barbatanas simples ou duplas, que podem ser mais ou menos curtas dependendo da espécie do peixe. As cores predominantes nesse tipo de peixe são laranja, vermelho, branco e preto.

Estes tipos de peixes são geralmente muito calmos e possuem movimentos lentos, o que transmite muita paz e tranquilidade a um aquário.

Quais cuidados precisam os peixes de água fria?

A fim de manter os peixes de água fria saudáveis, é muito importante que seja oferecido os cuidados básicos, que são:

Alimentação

Embora não sejam seletivos nos alimentos oferecidos, consomem grandes quantidades de alimentos. Portanto, é aconselhável dar 2 ou 3 vezes por dia, a quantidade de comida que pode ser consumida de acordo com seu tamanho.
Recomendamos que você use um alimento específico para peixes de água fria, uma vez que sua composição de alimentos é 80% ou 90% vegetal.

Manutenção de aquário

A manutenção do aquário é muito importante para a saúde dos peixes. A principal vantagem na manutenção de peixes de água fria é que a temperatura da água não é um problema. Em vez disso, é preciso dar atenção especial ao filtro, que é um componente essencial a um aquário.

O filtro deve estar em um local adequado e deve fornecer a qualidade e a pureza da água necessária. Para a manutenção do aquário você deve trocar pelo menos 25% da água a cada duas semanas. A água deve sempre ter um pH de 7.

É aconselhável colocar pedras especiais no fundo, que devem ser removidas de tempos em tempos para limpá-las. Quanto aos ornamentos em tanques de peixes, recomenda-se limpá-los com água fervida antes de introduzi-los.

Uma coisa que pode embelezar o aquário e entreter os peixes são os objetos decorativos. Existem muitos tipos: areias coloridas, troncos, rochas, raízes, plantas sintéticas ou naturais, navios afundados ou aviões.

Confira os 10 melhores peixes de água fria e suas principais características e curiosidades.

1. Néon Chinês

Ele é originalmente de Hong Kong, especificamente das montanhas Baiyun. É pequeno, mede no máximo 6 centímetros e tem cores brilhantes e marcantes em tons de verde, amarelo, vermelho e rosa.

Photo de um Néon ChinêsEle geralmente vive em grupos de mais de sete indivíduos da mesma espécie e se dá bem com peixinhos dourados. É fácil de cuidar, geralmente não fica doente e come pouco; no entanto, não devemos esquecer de cobrir o aquário porque a espécie tem tendência a pular para fora da água.

2. Barbo Rosado

Este é um dos peixes mais comuns encontrados em lojas de aquários. Seu nome científico é Puntius conchonius e é nativo do Afeganistão, Paquistão, Índia, Nepal, Bangladesh e Birmânia. É um peixe bastante resistente, suportando temperaturas entre 17 e 25° C. Quando atinge a idade adulta, chega a medir 14 centímetros de comprimento.

Photo do Barbo Rosado

3. Olhos de bolha

Esse peixe também é asiático, mas exatamente da China e seu parente mais direto é o peixe dourado, com quem ele pode se dar muito bem, mesmo que seja bastante solitário. Uma das principais características dos “olhos de bolha” é que em torno deles apresenta uma espécie de sacos ou balões, que sempre estão cheias de líquido. Não deve ser colocado com outros peixes para evitar agressão e também não é recomendado que o aquário esteja cheio de ornamentos para evitar ferimentos.

Photo de um Olhos de bolha

4. Peixe Dourado

É o mais popular entre os peixes de água fria, sendo vendido no mundo todo. É originalmente do leste da Ásia e requer muito oxigênio e muito espaço, por isso é aconselhável colocá-lo em tanques ou aquários grandes.

Photo do peixe Dourado

É caracterizado por ter um corpo alongado e tem uma única barbatana caudal, suas cores geralmente variam entre vermelho, amarelo e prata. Na verdade, ele é conhecido por sobreviver em águas de temperaturas consideravelmente baixas e sua expectativa de vida é de 6 a 8 anos.

5. Peixe Koi

O Peixe Koi é um dos peixes mais apreciados no mundo. Também é nativo da China, embora ele habite todos os mares, exceto no frio dos pólos. É parente da carpa comum e pode crescer até 70 centímetros.

Photo do Peixe Koi

Para manter este peixe no aquário, a temperatura deve ser mantida por cerca de 20ºC, embora resista a outras temperaturas.

6. Coridora Pimenta

A Coridora Pimenta, conhecida cientificamente pelo nome de Corydoras paleatus, tolera diferentes qualidades de água. É nativa da área subtropical da América do Sul, especificamente nos rios da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai e cresce até 14 centímetros.
Coridora Pimenta

7. Peixe Mosquito

Este peixe do gênero Gambusia, é muito resistente, tanto que ele pode sobreviver tanto em águas mornas como frias. A espécie é nativa dos rios da maior parte do mundo, incluindo a Europa, Ásia e África. Além disso, ele pode ser mantido em aquários pequenos ou médios, uma vez que cresce até 14 centímetros, mas é necessário que saibamos que este peixe é carnívoro e pode comer os filhotes de outras espécies.

Photo do Peixe Mosquito

8. Betta splendens

Conhecido por seu caráter forte e agressivo, o peixe Betta é muito pequeno (menos de 10 cm de comprimento) possui cores sempre opacas. Adapta-se perfeitamente em águas muito frias e reproduz facilmente. Recomenda-se que os peixes dessa espécie vivam em grupos de pelo menos um homem a cada três mulheres; Você não pode colocar dois machos juntos porque eles vão lutar até a morte.

Photo do Betta splendens

9. Perca-sol

Este é um dos peixes que se destaca pelas suas cores bonitas, mas também pela sua adaptabilidade, suportando de 4ºC a 22ºC. Seu nome científico é pumpkinseed e é nativo da América do Norte, mas também pode ser encontrado na África e na Europa. É um animal carnívoro, por isso não é aconselhável colocá-lo com outras espécies de peixes. Machos adultos podem crescer até 20 centímetros.

Photo do Perca-sol

10. Peixe telescópio

Este peixe tem um aspecto único, seus olhos esbugalhados projetam-se do corpo. Seu corpo é redondo e curto, não é um peixe grande. Também destaca sua grande barbatana caudal com pontas arredondadas. Uma curiosidade é que, apesar de ser chamado de telescópio, sua visão é limitada e pode ser perdida ao longo dos anos. Sua vida média é de 6 a 10 anos.

Photo do Peixe telescópio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here