Reserva Tempo para Cuidar de Si?

0
406

Passamos todo o tempo a cuidar da nossa família, parceiro(a), filhos, pais, trabalho, amigos, casa, entre outros. Tantas vezes esquecemos de reservar nem que seja cinco minutos para cuidar de nós. Experimente tirar algum tempo para si.

Porque é tão importante cuidar de si?

É simples porque quando cuidamos de nós, conseguimos cuidar melhor dos outros. Além de conseguimos ter uma melhor capacidade para lidar com o nosso trabalho e outras funções. Por conseguinte, ajuda a lidar com o stress e com os desafios do quotidiano. A nossa disposição melhora com o nosso aspeto e as pessoas que nos rodeiam percebem essa mudança. Como resultado, elas tornam-se mais simpáticas e acessíveis às nossas ideias.

Como cuidar de si com pouco tempo?

Quando temos pouco tempo, ou o dia muito ocupado, parece impossível aproveitar o tempo para cuidar de nós. Se tiver os dias sempre muito ocupados, ainda mais importante se torna tirar o tempo porque precisa de estar bem e conseguir lidar com todas as situações rapidamente. Por isso, marque um tempo só para si e que não pode dispensar para fazer mais nada. Se não for possível nos dias de trabalho, marque um dia ou umas horas para si na sua folga.

Além disso, é importante que sinta que se está a tratar de si e de uma forma que se sinta bem. Portanto, nada de gastar o seu tempo a comer um bolo ou uma piza, ou ainda, a fazer compras para casa. Porque às vezes é difícil saber como pode ocupar o tempo, vou deixar uma lista de ideias que pode utilizar.

Algumas ideias do que pode fazer com o seu tempo:

  • Pode ser fazer uma caminhada;
  • Correr ou participar numa aula no ginásio, se gostar e sentir-se bem;
  • Pode ser escrever um pequeno desabafo no seu diário, ou escrever a lista dos seus sonhos e quais os passos para os concretizar;
  • Fazer uma lista de locais que irá visitar ou que gostaria de ir;
  • Experimentar uma nova refeição que irá nutrir o seu corpo, se gostar de cozinhar, experimente fazer uma nova receita e que considera saborosa;
  • Pode marcar um dia com a sua esteticista, cabeleiro ou massagista para cuidar de si;
  • Tirar alguns minutos por dia para fazer meditação;
  • Pode organizar uma saída para ir visitar um lugar que gostava de ir, sozinha. Assim pode ir aquele sítio que os seus amigos, parceiro (a), filhos nunca quiseram ir.

É um dia para si para cuidar de si. Tudo o que sentir que condiz consigo. A escolha é sua e o tempo é seu para cuidar de si como mais gosta e mais precisa.

Ainda tem dúvidas?

Pode ser intimidante no início sair e fazer o que sempre quis sozinho(a). Estamos habituados a fazer o que mais gostamos com companhia e temos tendência de incluir as pessoas próximas nas nossas atividades. No entanto, não o vai conseguir fazer se as pessoas que lhe rodeiam não têm os mesmos gostos ou pode não relaxar tanto como se estivesse sozinho(a). Este é tempo é só para si, não depende de mais ninguém, portanto, já não pode dar a desculpa que não faz porque a sua amiga não pode ou não quer ir. Faça por si.

Experimente, não tem nada a perder. Depois conte-me os resultados nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here