A necessidade da Filosofia

0
125

A Filosofia comumente é tida como desnecessária, como um simples “pensar por pensar” ou “pensar sobre qualquer coisa”, mas ela é muito mais profunda que isso. A Filosofia é a ciência que agarra-te pelas mãos e arranca-te do senso comum, é aquela que faz questionar, que faz buscar pelo conhecimento, pela verdade, pela sabedoria.

A Filosofia empequenece o ego e engrandece a alma, é a que faz a manutenção e o progresso da sociedade juntamente e auxiliando tantas outras áreas, que busca melhorar a forma de viver, bem como descobrir tudo quanto for possível, e para isso é necessário um espírito disposto a elevar-se, uma mente aberta, é necessário que o véu da ilusão seja retirado para que haja espaço para todas as possibilidades e hipóteses, é necessário deixar para trás todos os pré-conceitos e pré-julgamentos.Somente estará pronto para ser filósofo aquele que estiver disposto a questionar, a aceitar que suas convicções são apenas hipóteses. Nós seres humanos somos os animais com maior ego e complexo de superioridade que há. Nos cremos maior e mais importante que os outros animais, cremos ser os donos da verdade e de todo o mundo, mas precisamos lembrar que somos apenas mais uma dentre tantas possibilidades do universo, somos mais uma dentre tantas espécies de animais exercendo seus instintos. É necessário que tenhamos a humildade de reconhecer que não sabemos de tudo e que não somos superiores, e sim que temos o privilégio de estarmos transitando em uma parte do imenso universo e compartilhando-o com outros seres vivos.

A Filosofia é a mãe de todas as ciências e saberes. Diversos filósofos atuaram e fizeram a diferença também em diversos campos como a astronomia, matemática, química, pedagogia, para citar somente alguns. Ela é necessária para o avanço da sociedade, tendo em vista que busca hipóteses, soluções, melhorias, análises, reflexões. Tudo precisa partir de um princípio, de uma dúvida, de um desejo de ir mais além, de progredir, de descobrir, de evoluir, de saber, e isso a Filosofia faz como ninguém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here