10 Dicas de desenhos realistas para iniciantes

0
466

Quer aprender a desenhar mas não sabe por onde começar? Confira abaixo 10 dicas básicas que irão te ajudar!

1– O primeiro e mais importante passo é a paciência e determinação. É preciso saber que não irá melhorar milagrosamente de um dia para o outro, é preciso treinar, analisar os detalhes que podem ser melhorados a cada trabalho feito, e assim, com o tempo e prática sua habilidade irá aumentar.

2– Use imagens de referência. Você pode tanto desenhar a mesma imagem escolhida, como pode apenas utilizar alguma foto de base para proporções e sombreamento, e modificar como quiser no papel para que fique da maneira desejada.

3– Faça traços leves. Um erro muito comum é fazer traços fortes, pressionando o lápis, e isso faz com que a folha fique marcada e que seja difícil apagar ou corrigir sem deixar manchas, além de perder a naturalidade do desenho. Vá construindo cada linha por partes, com suavidade e leveza nas mãos e nos movimentos.

4– Comece com o que tem. Se engana quem pensa que é impossível desenhar sem mil e um materiais profissionais. É claro que cada material possui sua função e auxilia nos detalhes e acabamentos, mas para começar e treinar não precisa ter tudo de uma vez. O mais importante é ter pelo menos um lápis claro e um lápis escuro para os contrastes, e para substituir o esfuminho, você pode utilizar algodão. Pegue um pedaço do tamanho que desejar e torça-o de forma que fique com uma extremidade firme para passar pelo desenho.

5– Já que mencionamos os materiais anteriormente, saber o básico dos lápis ajudará na hora de adquirí-los.
Há os lápis do tipo H (H, 2H, 3H, 4H, 5H, 6H) que, quanto maior sua numeração, mais claro e mais duro é o grafite. Há o HB e o F que são um meio termo, e há os do tipo B (B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B8, B9) que, quanto maior o número, mais escuro e mais macio é o grafite.

6– Conte com a ajuda dos lápis de cor preto e branco. Você pode utilizar o lápis preto para fazer as pupilas por exemplo, e o lápis branco, por mais que seja mais útil em desenhos coloridos, você ainda pode usar para dar brilho nos olhos ou acessórios que forem mais lisos e brilhosos, basta soltar sua imaginação e ver o que se adapta ao seu estilo de desenho.

7– Para fazer traços finos e detalhes menores, mantenha o lápis sempre apontado, pois assim terá melhor precisão e acabamento.

8– Procure manter sempre um pedaço de papel ou um guardanapo embaixo da mão para apoiar enquanto estiver desenhando. Isso evitará que o atrito entre a mão e o desenho manche a folha ou enfraqueça o grafite.

9– Cuidado com os contornos na hora de sombrear. Em um desenho realista as margens não podem ser muito marcadas, sempre esfume o quanto for possível, pois uma linha muito reta e marcada irá tirar a naturalidade que espera-se do realismo.

10– Exercite sua visão. Observe mais os rostos e traços das pessoas, os trajes, texturas, seja na rua ou em imagens, observe os detalhes, os formatos, os contornos. Com o tempo isso o ajudará a visualizar melhor as proporções e acabamentos em seu desenho.

Assine a nossa newsletter

Para ser atualizado com as últimas notícias, ofertas e anúncios especiais.

Invalid email address

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here