As Origens do Café

0
137

A maioria dos historiadores dão como certo a Etiópia ,antiga Abissínia, como sendo o local de nascença da planta do café. Há mais de mil anos que esta planta é conhecida no Médio Oriente.
O local chamava-se Kaffa, e assim percebe-se como chegamos à palavra café!

O café é a semente de uma planta tropical que cresce a altitudes variáveis entre os 400 e os 2000 metros de altitude, e a temperaturas da ordem dos 20 a 25ºC.A sua família responde pelo nome de Rubiáceas.
Após 8 anos da sua plantação , o Cafeeiro atinge os 8 metros de altura e produz uma flor branca que origina uma drupa avermelhada parecida com pequenas cerejas.

Taça de café
Taça de café

As sub-espécies existentes são cerca de 60, mas as espécies cultivadas são duas : Coffea Arábica ( Arábica ) e a Coffea Canephora ( Robusta ou Conillon ). A variedade arábica é o café por excelência. De grão chato e alongado é proveniente do café que foi originalmente descoberto quando crescia no seu estado selvagem. Com mais sabor e menos cafeína do que o Robusta, o Arábica é a variedade mais frágil e sensível, tanto ao clima como ao sol ou às pragas que atacam os cafezais. Até a altitude tem influência na sua qualidade sendo o melhor proveniente de plantações mais elevadas. O seu teor de cafeína é de 0,8 a 1,2 %. O Robusta originário da África Tropical apresenta normalmente uma cor castanho claro, e é um clone de elevado poder reprodutivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here