Tipos de contas bancárias

0
90

Lista dos diferentes tipos de contas a ordem que pode ter atualmente nos bancos portugueses.

Conta corrente

É a conta mais comum, não envolvendo grandes valores para a sua abertura. Algumas como é o caso das contas universitárias nem exigem saldo mínimo para a sua abertura. Claro que também a sua remuneração é baixa. A maior parte das contas à ordem não ultrapassa os 2% de remuneração. Muitas ainda já não dão qualquer tipo de remuneração e é preciso ter cuidado com as despesas de manutenção que o seu banco cobra. Informe-se junto do seu banco sobre estes aspectos quando dicidir abrir este tipo de conta.

Na verdade este tipo de conta não pode ser considerado um investimento dada a sua baixa rentabilidade. A sua função é permitir ao seu titular guardar o seu dinheiro com a segurança de uma instituição de crédito e poder ter o dinheiro disponivel para transações a curto prazo. Para isso podem fazer uso dos cartões de crédito hoje em dia tão usados e sempre disponíveis neste tipo de conta. Podem também ser movimentadas através de cheque, transferências ou simples chamada telefónica. Hoje, já praticamente todos os bancos disponhem da sua linha directa. Não se esqueça de fazer a adesão a este serviço para o ter disponível quando precisar dele. Normalmente é preciso uma password para aceder a este tipo de linha.

Super Contas

Este tipo de conta oferece já condições mais atractivas para o investidor, mas condiciona a sua abertura a valores mais elevados, quase sempre acima dos 5000 euros. A sua rentabilidade é proporcional ao saldo visto que nestas contas é aplicada uma taxa de juro que aumenta conforme o saldo atingido pela conta bancária. Funciona por sistema de escalões. Claro que as melhores taxas só se aplicam para valores muito elevados e na nossa opinião, para esses valores existem formas de investimento alternativas mais rentáveis. A grande vantagem destas contas é o seu titular poder contar com a disponibilidade do seu dinheiro.

Contas Ordenado

Já demais conhecidas pelos trabalhadores por conta de outrém principalmente, este tipo de conta tem a vantagem de disponibilizar o dinheiro na sua conta mesmo antes de ele ser transferido. Contudo é preciso muito cuidado para não ultrapassar os limites determinados, caso contrário terá que pagar juros “pesados” pela utilização antecipada do rendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here