Quais são as qualidades técnicas e humanas que os recrutadores procuram numa carreira de criação e produção de conteúdos?
As competências essenciais necessárias para criar, gerir e produzir conteúdos
Os criadores de conteúdos multimédia são versáteis, concebendo, produzindo e distribuindo todo o tipo de formatos. Podem especializar-se na realização e edição de vídeos ou podcasts, na criação de imagens, infografias, textos optimizados para SEO ou na realização de transmissões em directo a partir de um canal YouTube ou Twitch.
1. Dominar a comunicação digital
Em função das especificidades do briefing que lhe é atribuído ou das tarefas a realizar, este especialista em comunicação digital deve recorrer a uma série de competências. Por exemplo, para animar e enriquecer as páginas do sítio Web de uma marca, é necessário dominar as técnicas de redacção web e de referenciação natural para posicionar o conteúdo no topo dos motores de busca como o Google. O conhecimento da análise web, nomeadamente a utilização do Google Analytics, é essencial para medir o tráfego do seu sítio com vista a optimizar o desempenho do seu conteúdo.

Os profissionais desta área dominam também as noções básicas de HTML, bem como o CMS WordPress, que é o líder do mercado, ou a gestão das redes sociais para a divulgação da sua produção digital. Em termos de competências transversais, são necessárias a curiosidade, a criatividade e a boa organização, bem como a abertura de espírito, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de reagir rapidamente e de apresentar propostas.
2. Saber produzir conteúdos audiovisuais
Para trabalhar na criação de conteúdos audiovisuais, são necessárias outras competências técnicas: manuseamento da câmara, gravação de som, iluminação, etc. Também é necessário conhecer as melhores práticas de enquadramento e de filmagem, bem como o software dedicado à edição e à pós-produção (Adobe Premiere, Final Cut Pro, After Effects, Adobe Spark Video, etc.).
E para conceber visuais com impacto que possam ser partilhados online, é necessário saber criar e editar visuais utilizando ferramentas de referência como o Adobe Photoshop ou o Canva.
3. Encarregar-se da produção audiovisual de um canal
Entre as outras profissões procuradas pelas empresas no domínio da criação de conteúdos, o responsável pela produção audiovisual tem um papel mais transversal. A sua função consiste em avaliar os recursos humanos e técnicos necessários em função do orçamento atribuído à filmagem, gerindo simultaneamente o seu bom funcionamento. Está presente em todas as fases, desde a pré-produção à rodagem, até à finalização do produto final.
Na televisão, trabalham em colaboração com o diretor de programação, com o qual constroem as grelhas de emissão a partir do inventário de programas em stock (novas estréias, criações originais, repetições, etc.), mantendo-se atentos à oferta da concorrência. O seu objetivo: alinhar as suas propostas de compra e de criação de produções audiovisuais com o seu público.