Receitas de camarão à moda moçambicana

0
452

CAMARÃO FRITO

Numa panela, refogar muita cebola e salsa picadas em óleo. Juntar os camarões limpos, com um piripiri e sal. Quando estiverem quase prontos juntar coentros picadinhos.

CAMARÃO NO FORNO

1 Kg de camarão, 1kg de tomate; 6 gemas; 150 gr. de presunto; 2 cebolas médias; 1 cálice de vinho do Porto; 7,5 dl de leite; 3 colheres de sopa de farinha, margarina e azeite, q.b.

Fazer um refogado com as cebolas, azeite e margarina. Quando a cebola estiver loura junta-se o tomate cortado e deixa-se apurar juntamente com o camarão e o presunto cortado em cubos. Depois de cozinhado, retira-se o camarão e o presunto. Passa-se o molho pelo «passe-vit» de modo a que fique com o aspecto de um creme consistente. À parte, faz-se um molho branco bem espesso. Por fim, mistura-se tudo, o molho, o creme, o camarão, o presunto, o vinho do Porto e as gemas. Polvilha-se com pão e queijo ralado. Em seguida vai ao forno em pirex untado para gratinar.

CARIL DE CAMARÃO

1 Kg de camarão, 2 cebolas; 1/2 Kg de tomate bem maduro ; 2 colheres de sopa de óleo; 2 cocos ralados; 2 colheres bem cheias de pó de caril, 1 ou 2 cravinhos da Índia.

Deitar o óleo numa panela e deixar alourar a cebola muito picadinha. Em seguida deita-se o tomate cortado aos bocados e os cravinhos. Deixa-se apurar. Adicionar o pó de caril, deixar ferver um bocado e a seguir deitar os camarões e o leite de coco, que já deve estar preparado previamente (deitar água morna em cima dos cocos ralados e espremer bem em seguida). Deixa-se ferver até os camarões ficarem cozidos e o molho consistente. Tiram-se os cravinhos. Servir com arroz branco e paparis.

CAMARÃO COZIDO

Passar o camarão por água. Numa panela colocar um fio de azeite, alho, piripiri e salsa. Juntar o camarão com um pouco de sal. Deixar cozer, com a panela tapada, abanando de vez em quando.

QUIABOS COM CAMARÃO
(Receita enviada por José Carneiro)

1/2 kg de quiabos, 1/2 kg de camarão, 2 cebolas,1/4 de chávena de tomate, 1 côco, gengibre, alho, sal.

Limpam-se os quiabos, cortam-se as cabeças e os rabinhos, deita-se sal e uma pitada de vinagre. A seguir fritam-se em óleo quente, muito ligeiramente. Faz-se um refogado de cebola e tomate, e depois de apurado, mistura-se o gengibre e alho esmagado com o sal a que se junta o leite de coco. Depois de bem fervido, junta-se o camarão bem limpo e os quiabos, e deixa-se apurar. Come-se com arroz branco de tomate. (Receita retirada da brochura “Culinária do Centro Cultural Polivalente da O.M.M. Provincial“)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui