5 formas de aliviar as dores musculares

0
584

As dores musculares são a realidade de muitas pessoas e, quando estas surgem, saber como amenizá-las é importante. Conheça, então, algumas formas de aliviar essas dores tão comuns.

Muitas pessoas sofrem com dores musculares. Estas podem surgir por motivos diversos, sendo que, para quem pratica esportes, podem ser derivadas do esforço dos treinos e, para outras pessoas, são o resultado de doenças, da ansiedade ou de problemas crónicos.

Independentemente do motivo que levou ao aparecimento das dores musculares, todos sabemos que estas não são fáceis de tolerar ou de combater, principalmente se não quiser recorrer a fármacos.

Assim, é importante que conheça alguns métodos que podem ajudá-lo nos momentos em que a dor aparece, para as amenizar e lhe devolver o bem-estar que merece.

Hoje, apresentamos-lhe 5 formas de aliviar as dores musculares.

1. Escolhas naturais para eliminar a dor

Existem alguns produtos naturais que, por diminuirem a tensão muscular, promovem o alívio da sensação dolorosa nos seus músculos.

Entre as plantas com estas propriedades encontramos, por exemplo, o salgueiro-branco, o gengibre, a valeriana, a filipêndula ou o cânhamo (cujo óleo pode encontrar em lojas especializadas como a CBD Shop).

A sensação de alívio promovida pelo relaxamento muscular e a redução na inflamação dos músculos fará com que se sinta muito melhor com estes produtos naturais.

2. Aplique gelo

A aplicação de gelo tem um efeito analgésico quando sente dores musculares agudas mas esta aplicação tem uma forma específica de ser feita.

Para evitar queimaduras cutâneas, envolva o gelo em uma compressa e aplique na zona da dor entre 15 e 20 minutos.

3. Faça alongamentos ou exercícios que os envolvem

Alongar o corpo é uma boa forma de reduzir a dor muscular, sendo que este processo deve ser feito de forma suave e progressiva.

Alguns exercícios de Yoga e Pilates podem ajudar no processo, restabelecendo a circulação e promovendo o alívio da dor.

4. Inclua o açafrão na sua alimentação

Um dos produtos alimentares que podem ajudar bastante a evitar e a combater as dores musculares é o açafrão.

Este produto alimentar é usado como especiaria e, além de promover uma culinária deliciosa, que certamente lhe agradará, poderá trazer vários benefícios para a sua saúde.

O açafrão pode ser integrado em pratos de arroz, de legumes, em sopas e em pratos principais com caril.

5. Tome um duche bem quente

O alívio muscular também pode ser conseguido com a aplicação de água corrente e quente na zona lesionada.

Tomar um banho quente – numa temperatura que não queime sua pele, mas superior à do seu banho habitual – pode ser uma boa ajuda para garantir um alívio nas dores musculares que o atacam.
O banho quente terá um efeito similar ao da aplicação de um emplastro.

Apesar de todas estas dicas serem bastante úteis, se sentir dores contínuas nos seus músculos, é importante que consulte um especialista de saúde para que este possa perceber qual a causa do problema e agir em conformidade com o seu diagnóstico específico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui