PAULITO

1
599

O «Paulito» é um jogo de equipa, para rapazes entre os 9 e 15 anos. Formam-se Paulito – foto de Luís Souto 2 equipas de número variável.

Material

1 pau de 40 a 50 cm e um Paulito de 10 cm.

O jogo é realizado num terreno ao ar livre. Faz-se uma pequena cova de forma a constituir uma rampa de lançamento para o Paulito. Um jogador de uma das equipas, coloca-se junto à cova colocando o Paulito transversalmente de forma a poder lançá-lo com o Pau que, segurando com as mãos, coloca por dentro da cova e por baixo do Paulito.

Desenrolar do jogo

I – O Paulito é arremessado o mais longe possível, tentando os jogadores adversários agarrá-lo no ar. Se isto acontecer, o lançador não efectua mais lançamentos, sendo substituído por outro que ainda não tenha feito qualquer lançamento. Se o Paulito não for agarrado no ar, um dos jogadores apanha-o e tenta, através de um lançamento manual e do local onde caiu, acertar no Pau, que após o lançamento é colocado no chão, atravessado relativamente à cova. Se acertar, o lançador é eliminado, sendo substituído por outro, se não acertar o lançador inicial permanece e passa à fase seguinte.

II – Na Segunda fase do jogo, o lançamento do Paulito faz-se de maneira diferente. O lançador atira o Paulito ao ar e dá uma pancada com o Pau antes daquele cair no chão. Se acertar, aguarda o lançamento manual do Paulito a fim de o bater no ar e afastá-lo para o mais longe possível. Se a equipa adversária conseguir agarrá-lo no ar, o jogador é eliminado. No caso contrário, ele manter-se-á em jogo, fazendo a contagem com o Pau, a partir do local onde o Paulito caiu até ao local do lançamento.

III – O lançamento é realizado segundo um processo denominado «matiquilitaque». Coloca o Paulito na cova, de tal forma que o lançador possa dar uma pancada com o Pau e o Paulito suba verticalmente, para que depois bata novamente, mas agora para o atirar o mais longe possível. Mas, o jogador em vez de bater de imediato, terá vantagem em dar o maior número de toques no Paulito, enquanto estiver no ar, vantagem esta que se reflectirá no processo de contagem. Quantos mais toques der, maior será a contagem final (dois toques, duplica e assim por diante).

Se o Paulito for agarrado pelos adversários, a norma é a mesma que nas anteriores fases. Se ninguém o agarrar, o elemento da equipa que fez o lançamento, mede a distância do local de queda ao local de lançamento, usando o Paulito como medida base (e não o Pau, como na 2ª fase), mas dependendo do número de toques no ar que o lançador tiver conseguido. Assim, cada comprimento equivalente à medida de um Paulito corresponde a 5 pontos, no caso de ter sido dado apenas um toque, se foram dados dois, serão 10 pontos e assim sucessivamente.

Final do jogo

O jogo termina quando todos os jogadores de ambas as equipas tiverem sido eliminados, vencendo a equipa que conseguir somar o maior número de pontos.

Saiba mais sobre outros jogos moçambicanos:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here