Sexta-feira , 20 de Outubro de 2017
Home / Sociedade / Compensa comprar uma casa em construção?

Compensa comprar uma casa em construção?

Se está a pensar em comprar casa, comprar uma casa que ainda não esteja terminada pode ser uma opção a considerar, por diversas razões. No crédito à habitação para casas em construção, as instituições financeiras podem conceder aos consumidores um período de carência, durante o qual apenas é necessário que sejam liquidados os juros do crédito. Para além desta, existem outras vantagens, mas também inconvenientes. Será que o desconto no preço compensa as dores de cabeça que poderá vir a ter?

Quais as vantagens?

A principal vantagem de comprar uma casa ainda por concluir está no valor do imóvel, que é mais reduzido. Como a habitação não está terminada, há menos interessados, o que confere um maior poder negocial aos potenciais compradores.

Por isso, comprar habitações em construção pode tornar-se mais acessível para a carteira do que adquirir um imóvel que necessita de remodelações. Dá também mais margem de manobra ao comprador, na medida em que pode existir a opção de escolher a decoração ou fazer eventuais sugestões no que diz respeito à disposição das divisões, aos materiais e cores utilizados, entre outros.

Finalmente, se for dos primeiros compradores, é mais provável que tenha maior liberdade para escolher a casa que mais lhe agrada em termos de exposição solar, localização, paisagem, etc.

Existem também riscos associados

Sim, a começar pelo facto de o prazo apontado para o término da habitação poder não ser respeitado pelo construtor, aumentando assim o tempo de espera devido a atrasos nas obras.

Existe também a possibilidade de a empresa de construção falir (o que se tornou comum quando surgiu a crise económico-financeira, sobretudo a partir do ano de 2010) e, consequentemente, a casa ficar por acabar ou até por construir, ficando o comprador com um enorme prejuízo.

Neste caso, quem tratará do processo será a administração de insolvências, sendo que nunca existe a certeza de que irá receber a totalidade do montante que investiu. É o caso, por exemplo, do Bom Sucesso Design Resort Leisure & Golf, um empreendimento de luxo que declarou falência antes de ser sequer terminado. No pior dos cenários, se o consumidor perder a casa, o banco não irá abdicar do crédito à habitação que já está contratado, o que resulta num considerável encargo que se irá estender por muitos anos, sem qualquer benefício associado.

O consumidor está, contudo, “protegido” pela lei se já estiver a morar na propriedade enquanto ainda decorrem os acabamentos, pois, nesse caso, é obrigatório que seja ressarcido.

Qual é o processo de compra de casas em construção?

O processo resume-se a três fases apenas. A primeira consiste na reserva, na qual o comprador precisa de pagar um sinal que garante que a propriedade fica reservada. Na segunda etapa assina-se o contrato, havendo lugar à liquidação de outro sinal correspondente a uma percentagem do valor total da habitação. No documento em questão deve estar uma indicação clara e precisa da definição da agenda das obras e dos prazos de pagamento. Por último, a fase final – que à partida levará mais tempo – corresponde aos pagamentos, que são faseados consoante o avanço das obras.

Ainda no âmbito dos pagamentos, o mais provável é que, pelo encargo financeiro que representa, seja necessário recorrer a um crédito à habitação. A comparação das taxas de todos os empréstimos é extremamente importante, pois encontrar a proposta mais apelativa pesquisando banco por banco não é fácil. Porque não simular online antes de se precipitar?

Comprar uma casa em construção

Além disso, as soluções destinadas a este tipo de financiamento não são a oferta mais fácil de encontrar no mercado. Por exemplo, o BPI e o Banco Popular disponibilizam uma opção para comprar casa em planta com adiantamento incluído.

Comprar casas em construção pode revelar-se uma boa alternativa para quem deseja viver numa determinada localização onde não existem imóveis à venda, ou para quem deseja personalizar a sua habitação ao máximo. Simultaneamente, quem procura investir em habitação por um preço mais reduzido e ainda beneficiar de carência de capital, deverá considerar esta opção.

0

Check Also

Gluten

Fisiopatologia da doença celíaca

1. Alimentos e intolerâncias alimentares Todos sabemos que os alimentos são indispensáveis à vida pois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *