Domingo , 19 de Novembro de 2017
Home / Sociedade / Os 6 nutrientes indispensáveis para a saúde

Os 6 nutrientes indispensáveis para a saúde

A comida faz muito mais do que apenas saciar a fome. Quando se trata de saúde e boa forma, há 6 nutrientes indispensáveis:

Hidratos de Carbono

Os hidratos de carbono são uma fonte de calorias que estimula o cérebro e os músculos. São a nossa principal fonte de energia. 60% das nossas calorias devem ser encontradas nos hidratos de carbono presentes na fruta, vegetais, no pão e nos cereais (de preferência não refinados).

Fique à saber quais são os 7 melhores alimentos para a saúde.

Gordura

A gordura é uma fonte de energia armazenada (calorias). A maior parte destas calorias são “queimadas” através de actividades de baixo impacto (ler, dormir ) e de actividades de longa duração ou prolongadas ( atletismo, bicicleta ).

A gordura é composta principalmente por ácidos gordos e estes dividem-se em três grupos:

  • saturados
  • polinsaturados
  • monoinsaturados

A gordura vegetal (azeite) é menos prejudicial para a saúde do que a gordura animal(manteiga, banha, toucinho). A quantidade diária de gordura não deve ultrapassar 25% do total de calorias ingeridas.

Proteína

As proteínas são essenciais aos músculos, às células, ao cabelo e a outros tecidos. São importantes no combate às doenças e noutras funções onde as gorduras e os hidratos de carbono não são suficientes. As proteínas são compostas por aminoácidos como se fossem blocos de construção.

Estão presentes em muitos alimentos mas nem sempre têm a mesma forma. Proteínas de diferentes alimentos contém aminoácidos também diferentes. Mas as proteínas não nos dão energia.

Esta deve vir dos hidratos de carbono. Cerca de 15% das calorias da nossa dieta diária deve vir de alimentos ricos em proteína como o peixe, a carne de aves e outras carnes, e as leguminosas como feijão, grão, ervilhas, favas e lentilhas.

Vitaminas

As vitaminas são a parte invisível de uma dieta saudável. São substâncias orgânicas que regulam o metabolismo (reacções químicas no interior do corpo).

Cada uma tem um papel diferente e só precisamos de pequenas quantidades de vitaminas, normalmente apenas alguns miligramas (1000 mg = 1 gr). As vitaminas A,D,E e K podem ser armazenadas pelo organismo, ao contrário das vitaminas do grupo B e C, cujos excessos são expelidos com a urina e por isso devem ser consumidas mais regularmente.

As vitaminas não são fonte de energia. Fontes de vitamina C: kiwi, laranja, nectarina, morango, brócolos, couve.
Fontes de vitamina B: ovos, corn flakes, amendoins, lentilhas, salmão, sardinhas.

Minerais

Os minerais são elementos que se obtêm através dos alimentos e que se combinam de diferentes maneiras para formar a estrutura do corpo (o cálcio nos ossos) e regular o seu funcionamento ( o ferro transporta oxigénio através das células vermelhas). Os principais minerais são o ferro, o magnésio, o fósforo, o sódio, o potássio, o crómio e o zinco.

Os minerais estão presentes em quase todos os alimentos e bebidas, em quantidades variáveis. Os minerais não fornecem energia.

Água

A água é uma substância essencial à vida, responsável por 60 a 75% do nosso peso total. A água estabiliza a temperatura do corpo, transporta os nutrientes para as células e leva os desperdícios.

A água não fornece energia ao corpo.

Check Also

Lego MindStorms

Programação avançada para o LEGO TECHNIC CyberMaster

Hardware O CyberMaster baseia-se no processador Hitachi H8/3294 e tem 1.5K de memória RAM. Faz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *