Domingo , 19 de Novembro de 2017
Home / Mulher / Pernas livres de varizes

Pernas livres de varizes

O Inverno é a altura ideal para se libertar do inestético mapa de linhas avermelhadas e tortuosas que dão pelo nome de varizes. Um problema que se estima afetar metade dos portugueses em idade adulta, sobretudo mulheres.

Manifestam-se nas pernas, sobretudo nas femininas. Começam por ser apenas inestéticas, mas podem incomodar e provocar problemas de saúde mais graves. As varizes – é delas que escrevemos – assumem as mais diversas formas, apresentando-se mais frequentemente como pequenas veias subcutâneas dilatadas semelhantes a uma árvore com as suas ramificações. São aquilo a que vulgarmente chamamos derrames, mas de facto têm um nome bem mais difícil – telangiectasias. Prolongam-se por dois a quatro milímetros e aparecem sem aviso, localizando-se indiferenciadamente na perna. São acima de tudo inestéticas, já que não provocam qualquer outro problema.

Talvez por isso os médicos não as considerem verdadeiramente varizes, reservando esta denominação para as veias superficiais dilatadas dos membros inferiores com uma dimensão superior a quatro milímetros e palpáveis na posição vertical.

Assim, do ponto de vista médico as veias afetadas não são as subcutâneas, mas as dos sistemas nervosos superficiais. São elas a safena interna, que se estende do tornozelo à virilha, e a externa (do tornozelo até à região do joelho).

Fique a saber mais sobre as varizes:

Check Also

E preciso tratar as varizes a tempo

Normalmente, as varizes são encaradas apenas como um problema inestético, levando quem as tem a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *