E preciso tratar as varizes a tempo

0
12

Normalmente, as varizes são encaradas apenas como um problema inestético, levando quem as tem a evitar expor as pernas. Mas elas são muito mais do que uma questão estética. Se não forem tratadas a tempo, podem evoluir para situações mais sérias a nível da saúde propriamente dita. Dores, cãibras, sensação de peso e inchaço das pernas são algumas delas, as mais frequentes mas também as menos graves.

Contudo, podem ter consequências mais sérias, de entre as quais se destacam alterações da pele (mais seca e sem elasticidade), hemorragias e tromboflebite (inflamação das paredes da veia com formação de coágulos sanguíneos). Em casos extremos, as varizes podem evoluir para úlceras venosas.

Isto se não for tratado a tempo. Seja qual for o tratamento, o objetivo é um só: normalizar a circulação sanguínea. Para as situações mais superficiais – as telangiectasias, por exemplo – basta uma terapêutica esclerosante, através da qual se seca o vaso. O médico introduz em vários pontos da perna pequenas doses de um medicamento capaz de promover a secagem dos vasos. É como se injetasse cola num pequeno canudo e depois espremesse: as duas faces aderem, o que diminui o seu volume e facilita a absorção pelo organismo.

Contudo, nas mais das vezes as varizes exigem uma intervenção cirúrgica, cujo objetivo é extirpar, parcial ou totalmente, a veia afetada. Quando começou a ser aplicada, esta técnica obrigava à remoção total da veia, mas atualmente, graças a novos métodos de diagnóstico, já é possível extirpá-las apenas parcialmente. O ecodoppler é um desses métodos que permite identificar os pontos de refluxo nas veias: o médico localiza-os com preciso e faz a sua laqueação. Assim, pode nem ser necessário remover a veia.

O Inverno é a melhor altura para efetuar o tratamento, seja ele através da injeção de medicamentos esclerosantes, seja ele a cirurgia. Primeiro, por uma questão estética: porque das duas situações se sai com pequenos pensos nas pernas, assinalando os pontos onde incidiu a intervenção. E depois porque, após o tratamento das varizes, a exposição ao sol está vedada por algum tempo.

Fique a saber mais sobre as varizes:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here