Melhor alojamento WEB: o guia comparativo em 2021

Encontrar um bom alojamento web para o seu site pode demorar muito tempo… e muito dinheiro.

De facto, existem muitos tipos de alojamento web, que podem custar de 0,99 euros/mês a mais de 600 euros/mês.

Como saber qual é a melhor solução de alojamento web para o seu projeto pessoal, a sua associação, ou a sua empresa?

O que é um alojamento Web?

Hospedagem de sites (português brasileiro) ou alojamento de sites (português europeu) é um serviço que possibilita a pessoas ou empresas com sistemas online a guardar páginas, arquivos, informações, imagens, vídeo, ou qualquer conteúdo acessível por Web.

Nesta comparação de 2021, testámos, comparámos e classificámos cinco dos melhores fornecedores de alojamentos web e os seus servidores.

Sumário

Todos eles são relativamente acessíveis e irão satisfazer vários tipos de exigências, desde a criação de um simples website, até à gestão de várias dezenas de sites.

Top 5 dos melhores alojamentos web

Voltaremos a este assunto mais tarde, mas os fatores mais importantes na escolha de um servidor web são: performance, velocidade, e estabilidade geral do serviço.

Quanto melhor e mais rápido for o seu alojamento web, mais o seu site será apreciado pelos visitantes.

Além disso, o aspeto da velocidade desempenha um papel cada vez maior na referência do seu site no Google.

Não deve, portanto, negligenciar este aspeto (mas também todos os outros que constituem a proposta, porque um alojamento web é um conjunto de características, serviços …).

Se não tiver tempo, aqui está já a nossa classificação dos cinco melhores hosts em 2021 (entre mais de 20 alojamentos diferentes que testados e compararmos):

  • Hostinger
  • PlanetHoster
  • Infomaniak
  • o2switch
  • OVH

Hostinger

Hostinger é uma web host cada vez mais popular em Portugal mas também em todo o mundo. Oferece, na nossa opinião, o melhor alojamento web em 2021.

A principal razão para isto é que oferece excelentes planos de alojamento partilhado, que são poderosos e disponíveis a preços muito razoáveis.

São feitos à medida para satisfazer tanto aqueles que querem criar o seu primeiro site, como um público um pouco mais profissional.

O Hostinger não oferece apenas alojamento partilhado. Encontrará também VPS, Cloud hosting, e alojamento WordPress especializado.

Independentemente do tipo de plano que escolher, a conclusão é a mesma: terá acesso a um alojamento realmente acessível (ver os preços no final da apresentação).

Do ponto de vista da performance e de uptime, Hostinger é irrepreensível. É por isso que foi nomeado o melhor alojamento web neste ranking.

Homepage da Hostinger em Portugal © Terravista

Com datacenters localizados na Europa e certificados Tier III, pode ter a certeza de que o seu site estará disponível 99,99% do tempo.

Para aqueles que não conhecem este indicador, significa que o seu alojamento estará indisponível apenas durante alguns minutos, em média, durante um ano.

O tempo médio de carregamento é também impecável com valores inferiores a 400 ms (valor encontrado durante os nossos testes).

A empresa também lhe fornecerá elementos e características chaves tais como: um nome de domínio gratuito, certificados SSL gratuitos, e tecnologia LiteSpeed Server que lhe permite acelerar e otimizar a velocidade do seu site WordPress.

A menos que opte pelo seu plano “Single” (que é o alojamento partilhado mais básico da sua gama), pode também contar com endereços de correio eletrónico gratuitos e ilimitados, largura de banda ilimitada, backups semanais ou diários, bem como um número ilimitado de bases de dados.

Por todas estas razões, aconselhamo-lo a optar pelo seu plano “Premium” que, na nossa opinião, oferece uma melhor relação qualidade/preço.

Além disso, terá o direito de hospedar 100 sites através da mesma assinatura.

Globalmente, é também bom notar que a Hostinger oferece apoio ao cliente 24/7/365 e é capaz de lhe responder em português

Pela nossa própria experiência, nunca terá de esperar mais do que alguns minutos por uma resposta. Não importa a que horas do dia ou da noite.

A Hostinger também oferece uma garantia de reembolso de 30 dias com todas as suas ofertas.

Por isso, não vai correr qualquer risco ao tentar o melhor alojamento web do nosso comparativo.

O Mais importante, se quiser transferir o seu site para o seu novo alojamento, a Hostinger encarregar-se-á disso por si, tudo de forma gratuita.

Pode também fazê-lo você mesmo, utilizando uma ferramenta que simplificará a tarefa.

  • Alojamento partilhado : a partir de 0,99 euros/mês
  • Alojamento WordPress: a partir de 2,15 euros/mês
  • VPS: a partir de 3,95/mês
  • Cloud hosting: a partir de 9,99 euros/mês

Para obter estas tarifas, terá de fazer um compromisso de vários anos com a Hostinger.

PlanetHoster

PlanetHoster oferece um serviço de alojamento de alta qualidade, tudo a preços relativamente acessíveis.

A sua oferta “The World” disponível a partir de 6,00 euros/mês interessará as pessoas que queiram criar o seu primeiro website, bem como as que precisam de alojar dezenas de websites.

Este plano vem com muitos benefícios, incluindo: um nome de domínio gratuito para toda a vida, certificados SSL totalmente gratuitos, espaço de disco ilimitado, largura de banda e tráfego ilimitados, e migração de entrada gratuita.

Se estiver comprometido com outro alojamento e quiser mudar, PlanetHoster tratará de tudo… e isso não lhe custará nada.

Homepage da PlanetHoster
Homepage da PlanetHoster © Terravista

Também é bom notar que pode fazer um upgrade do seu alojamento web em qualquer altura. Precisa de mais CPU? Mais RAM? Não há problema, em poucos cliques pode adaptar a sua configuração.

Estas não são as únicas razões que nos levam a considerar PlanetHoster como uma das melhores empresas de alojamento web em 2021.

O apoio ao cliente fornecido pela empresa é um dos melhores que se encontram hoje no mercado.

Tem tudo: competente, disponível, e acessível através de vários métodos de contacto.

Claro, pode contactar um agente 24 horas por dia, 7 dias por semana. A propósito, o apoio telefónico está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia nos dias de semana.

Quer que pretenda criar um site WordPress, Joomla, Drupal, ou outro website, PlanetHoster optimiza o seu alojamento para mais de uma centena de CMS diferentes.

O objectivo? Oferecer-lhe as melhores performances possíveis.

Como tivemos a oportunidade de provar na nossa análise do PlanetHoster, o hospedeiro é irrepreensível a este respeito.

Embora seja um pouco mais lento do que o Hostinger, beneficiará de um tempo de carregamento realmente baixo.

Está também disponível um instalador automático para o ajudar a instalar o sistema de gestão de conteúdos (CMS) que lhe interessa.

Relativamente ao tempo de disponibilidade, PlanetHoster assegura que os seus centros de dados baseados em França e no Canadá cumprem as normas que definem um centro de dados de nível III.

O que é que isto significa para si? Muito simplesmente, significa que se pode contar com uma disponibilidade superior a 99,982% durante todo o ano.

  • Alojamento partilhado: disponível a partir de 6,00 euros por mês
  • Alojamento Cloud/dedicado (HybridCloud): disponível a partir de 49,99 euros/mês.

É possível baixar ainda mais os preços, comprometendo-se a 2 ou 3 anos.

Como escolher o melhor alojamento web?

Para estabelecer esta classificação, prestámos atenção a diferentes aspetos. Algo que também deve fazer do seu lado a fim de escolher o alojamento web adequado às suas necessidades e expectativas.

Aqui está uma lista, não exaustiva, dos pontos mais importantes a ter em conta para encontrar a melhor empresa de alojamento:

  • Uptime (taxa de disponibilidade)
  • Velocidade do site (tempo de carregamento)
  • Apoio ao cliente/apoio técnico
  • Volume de tráfego suportado
  • Preços
  • Ferramenta ou serviço de migração (se já estiver noutro web host)
  • Funcionalidades oferecidas (nome de domínio gratuito? Plugin de cache? Certificado SSL gratuito? Instalador automatizado do site?…)

Deve saber que todos os alojamentos web listados na nossa comparação dos melhores alojamentos em 2021 não o vão desiludir em nenhum dos aspetos listados.

Agora, algumas delas revelar-se-ão melhores em termos de performance, apoio ao cliente, ou mesmo funcionalidades oferecidas.

Assim, será a si que compete decidir quais prefere.

Deixe um comentário