Clubhouse: mais de 66.000 criadores já têm acesso a pagamentos em direto

O Clubhouse apressou-se para implementar a sua primeira solução de monetização, e não é um por acaso…

No início deste mês, o Clubhouse anunciou o lançamento de pagamentos em direto para um pequeno número de criadores, prometendo ao mesmo tempo que a funcionalidade se expandiria rapidamente para mais utilizadores.

Foi feita uma promessa e a promessa foi cumprida.

Atualmente, já existem mais de 66.000 criadores na aplicação que podem receber dinheiro dos seus subscritores, relatam os nossos colegas da TechCrunch.

Como funcionam os pagamentos em direto no Clubhouse?

No Clubhouse, os pagamentos em direto são o primeiro instrumento à disposição dos criadores para lhes permitir obter receitas a partir do seu conteúdo.

Com esta característica, os ouvintes podem fazer doações financeiras diretamente aos seus criadores favoritos para apoiar o seu negócio.

É importante notar que 100% destas doações revertem a favor dos criadores. O Clubhouse não tem qualquer lucro, e as taxas de transação são cobradas aos doadores, antes de serem transferidas para o Stripe, o instrumento de pagamento utilizado neste programa.

Para fazer uma doação no Clubhouse, aqui estão os passos a seguir:

Doação no Clubhouse

1. Vá ao perfil do criador que deseja apoiar, depois clique no botão “Send Money”

2. Uma nova interface aparecerá com sugestões diferentes: 5 dólares, 10 dólares ou 20 dólares.

3. Escolher entre os montantes apresentados ou clicar em “Other” para introduzir um montante personalizado.

4. Uma vez concluídas estas etapas, poderá introduzir as informações do seu cartão de crédito e confirmar o seu pagamento.

5. A sua doação será então transferida para o criador escolhido.

Quando foram lançados os pagamentos em direto, todos os ouvintes podiam fazer donativos.

No entanto, nem todos os criadores podiam receber donativos; apenas alguns tiveram a sorte de ter acesso à esta funcionalidade.

Em apenas 10 dias, contudo, as coisas progrediram bem, com mais de 66.000 criadores agora capazes de tirar partido da mesma, anunciou Paul Davison, cofundador da aplicação.

Implementação rápida

Não é por acaso que o Clubhouse está a fazer tantos esforços para implementar rapidamente este sistema de doação.

A aplicação enfrenta agora uma concorrência feroz: o Twitter começou a lançar Spaces, uma funcionalidade concorrente, e o Facebook está também a trabalhar no desenvolvimento de uma solução semelhante: hotline.

Mesmo o LinkedIn e a Discord procuram capitalizar esta nova tendência.

Apesar dos mais de 10 milhões de downloads a nível mundial, o Clubhouse sabe que sofre de um certo atraso, até porque a sua aplicação ainda não está disponível no Android.

Assim, face a tais concorrentes, monetizar os seus criadores parece ser a melhor forma de os manter na sua plataforma.

Os pagamentos em directo são, contudo, apenas o primeiro passo.

A aplicação já está a pensar noutras soluções, tais como assinaturas pagas para criadores, bem como a implementação de eventos pagos e ofertas para marcas.

Um programa intenso mas necessário se a empresa quiser fazer o seu lugar no universo impiedoso das redes sociais.

Deixe um comentário