Material You, a nova visão do Google para ultrapassar a Material Design

A conferência Google I/O 2021 foi uma oportunidade para a empresa americana revelar muitas inovações, incluindo o Material You, a sua nova linguagem de design escolhida para o Android 12. Material You permitirá uma híper customização das interfaces dos seus produtos e deverá revolucionar o mundo do design.

Material You é uma importante atualização do Material Design.

Com o Material You, o utilizador pode personalizar o esquema de cores, contraste e tamanho dos elementos de uma aplicação. © Google

Lançado em 2014, tratava-se tudo de mapas e de elementos gráficos elegantes e funcionais. Com o Material You, o Google quer dar o controlo ao utilizador com possibilidades de personalização quase infinitas.

Material You: design funcional e emocional

Com Material You, o Google queria criar “uma abordagem mais humana ao design”.

No seu blogue, a empresa explica: “Sem comprometer os fundamentos funcionais das nossas aplicações, Material You procura criar um design que seja pessoal para cada estilo, acessível a todas as necessidades, animado e adaptável a todos os ecrãs.”

Como resultado, os utilizadores terão mais controlo sobre a aparência dos seus dispositivos. Será possível personalizar o seu próprio esquema de cores, contrastes, tamanho do elemento e até a largura da linha. As combinações são infinitas.

Como funciona o Material You ?

Em termos concretos, o Android 12, o novo sistema operativo Google apresentado ao mesmo tempo, analisa a imagem que o utilizador escolhe como fundo e determina as cores dominantes e complementares. Aplica-os depois em todo o sistema operativo, incluindo janelas de notificação, ecrãs de bloqueio e widgets.

No seu blog post, Google diz: “Combinámos a ciência da cor com anos de investimento em design interativo e engenharia para tornar possível a personalização de todas as aplicações – não apenas do Google – para todas as paletas únicas dos utilizadores em tempo real. Material You considera os utilizadores como cocriadores, e desenvolve um modo para todos os estados de espírito. “

Material You vai inicialmente ser lançado nos smartphones Pixel no Outono de 2021. Depois estará disponível para outros dispositivos Android em 2022.

Deixe um comentário