O YouTube facilita a modificação do nome do seu canal

Uma actualização há muito esperada para os criadores de conteúdo e utilizadores do YouTube.

Até hoje, mudar o nome de um canal YouTube significava necessariamente mudar a conta do Google associada.

A partir de hoje, isto é história antiga, pois o hóspede de vídeos decidiu (finalmente) simplificar o processo de actualização para o encanto dos utilizadores da plataforma, de acordo com The Verge.

Como mudar o nome do seu canal YouTube?

Etapas pouco intuitivas (e irritantes) que estão agora muito atrás de nós, uma vez que o YouTube decidiu finalmente ouvirem os pedidos insistentes dos seus utilizadores.

Antes desta actualização, se um utilizador quisesse alterar o nome do seu canal YouTube, tinha de alterar a sua imagem e nome do perfil Google, e as alterações eram então aplicadas ao seu canal.

Mudar o nome do seu canal YouTube é agora uma brincadeira.

Tudo o que tem de fazer é entrar na sua conta, depois clicar na imagem do perfil no canto superior direito do ecrã quando estiver a navegar na plataforma a partir de um computador.

Um menu descendente irá abrir e revelar a opção “YouTube Studio”.

Ao clicar nele, vai para a secção “Personalização”, que por sua vez o leva a “Informações Gerais”: é aí que pode alterar o seu nome.

É ainda mais fácil a partir de um dispositivo móvel.

Tal como num computador, terá de estar ligado à sua conta e carregar na imagem do perfil no topo do ecrã, depois ir para “O Seu Canal” antes de carregar em “Editar Canal”.

Embora os passos sejam extremamente simples, mudar o nome de um canal não é trivial.

De facto, isso levará inevitavelmente ao desaparecimento do emblema de validação.

Gráfico youtube
Os utilizadores do YouTube já não terão de alterar a sua conta Google para actualizar o nome do seu canal.

No entanto, não se vai perder de vez: o utilizador só terá de fazer um novo pedido ao Google para o obter de novo.

Rumo a uma plataforma que vai ouvir mais os seus utilizadores

O YouTube sabe: os seus criadores são a essência do seu sucesso.

Embora a plataforma lhes tenha pago 30 mil milhões de dólares em três anos para manterem a sua lealdade, ao mesmo tempo que aumenta a sua motivação, deve também ouvir as suas exigências a fim de desenvolver ferramentas adaptadas às suas necessidades.

É por isso que, para além de simplificar as mudanças de nome dos canais, o a hospedeiro de vídeo implementou recentemente Checks, uma nova funcionalidade que visa evitar a desmonetização dos vídeos devido a questões de direitos de autor.

O YouTube também faz questão de fazer da sua plataforma um lugar seguro para todos os seus utilizadores, razão pela qual revelou uma nova métrica que permite uma melhor avaliação da percentagem de visualizações que vão contra as suas regras comunitárias.

Finalmente, o servidor de vídeos propriedade do Google está a oferecer novos formatos inspirados nas redes sociais mais populares do momento para continuar a captar a atenção dos seus utilizadores.

Por exemplo, após o lançamento das Stories em 2018, o YouTube inspirou-se recentemente no TikTok para lançar o seu formato Shorts.

Deixe um comentário