Com o Neighborhoods Facebook quer facilitar a comunicação entre os vizinhos

Facebook Neighborhoods está agora disponível no Canadá e será em breve implantado em algumas cidades americanas.

O Facebook anunciou o lançamento de uma funcionalidade de vizinhança para facilitar o contacto entre vizinhos.

Esta é uma característica essencial neste período de pandemia para reforçar a solidariedade e criar laços sociais nas cidades.

A ideia de uma plataforma de relacionamento entre vizinho não é totalmente nova, uma vez que a rede social sempre permitiu que as pessoas se ligassem aos seus vizinhos através de grupos de interesse, recomendações ou locais a descobrir.

Contudo, o ano passado permitiu ao Facebook compreender como pode ser crucial reunir num único local as diferentes experiências relacionadas com o mesmo bairro.

Com o Neighborhoods, o Facebook quer ligar-nos aos nossos vizinhos, uma necessidade que se tornou necessária durante a pandemia para apoiar as empresas do seu bairro, conhecer pessoas à volta da sua casa, ou construir uma maior solidariedade.

Como é que funciona?

Facebook Neighborhoods é uma secção da aplicação Facebook dedicada ao seu bairro e testada inicialmente no Canadá e em breve em algumas cidades americanas.

Disponível apenas para pessoas com 18 anos ou mais, permitir-lhe-á criar um perfil “Vizinhos” que é diferente do seu perfil principal no Facebook, a fim de conhecer as pessoas do seu bairro.

Pode adicionar os seus gostos, os seus lugares preferidos, uma mensagem de apresentação, mas também será utilizada para criar ou participar em discussões.

Também será possível criar grupos dentro do mesmo bairro para criar comunidades em torno de interesses específicos, tais como um grupo para organizar jogos de futebol ou sessões de jogos de vídeo, por exemplo.

Neighborhoods é uma experiência facultativa. Cabe a cada indivíduo ativá-la ou não e selecionar a informação que deseja partilhar. Os grupos de bairros podem ser privados e mesmo escondidos para aqueles que não fazem parte deles.

Funcionalidade Neighborhood
O serviço de Bairros, permite descobrir novos lugares no seu bairro. Imagem: Facebook

Uma secção de “recomendações” também lhe permitirá encontrar sugestões da comunidade sobre lugares a explorar e votar nos seus lugares preferidos para ajudar os seus vizinhos a descobri-los.

Moderação e privacidade

O Facebook, que é frequentemente criticado pela sua política de moderação, criou moderadores para monitorizar as mensagens de modo a impedir a criação de grupos racistas, por exemplo.

Os utilizadores também poderão denunciar publicações, que o Facebook pode eliminar se realmente violarem as diretrizes da comunidade do site.

Uma mensagem de boas-vindas será também posta em prática quando um novo vizinho chegar, recordando as regras da plataforma: “fazer com que os vizinhos se sintam bem-vindos, independentemente da sua raça, origem étnica, origem nacional, filiação religiosa, orientação sexual, sexo, identidade de género ou capacidades”.

Se um vizinho se comportar mal, pode ser bloqueado da mesma forma que com o seu perfil no Facebook.

Ecrã do Facebook Neighborhoods
Ecrã do Facebook Neighborhoods apresentando o grupo do seu bairro e as regras de bom comportamento.

O serviço, que chegou para atacar a start-up Nextdoor (uma aplicação americana para ligar vizinhos e é avaliada em 5 mil milhões de dólares), mostra mais uma vez como pode ser omnipresente nas nossas vidas.

Ao atacar o mercado “de vizinhança”, o Facebook será capaz de recolher muita informação para melhorar a sua publicidade.

No entanto, a ativação da funcionalidade continua a ser opcional, pelo que é aconselhável que todos tenham cuidado com os dados que desejam partilhar ou não com a rede social.

Deixe um comentário