O que é GlassWire, um firewall e uma ferramenta de monitorização de tráfico de rede

Glasswire é uma firewall que lhe permite melhorar a segurança do seu computador. GlassWire é um pequeno recém-chegado no mundo dos firewalls.

Lançado em Agosto de 2014, não era fácil para este software de se integrar e se fazer um lugar num mercado que já tem bastantes programas gratuitos e pagos: o famoso ZoneAlarm Free Freewall, o muito célebre, e igualmente gratuito, Comodo Firewall Pro, para não falar de todas as soluções de segurança tudo-em-um com nomes florescentes (Norton, McAfee, Kaspersky…) que integram um firewall.

Mas graças a uma interface completa e renovadora, GlassWire conseguiu vencer o seu desafio e tornou-se agora o programa de eleição para controlar a atividade de rede do seu PC.

Onde as firewalls “tradicionais” apenas nos dão a capacidade de controlar o acesso à Internet de cada programa instalado, GlassWire vai mais longe, mostrando-nos a atividade atual e anterior da rede de cada um dos seus programas.

Não consegue ver como é que isto é útil para si? Deixem-me então apresentar o GlassWire, o programa que transformou o mundo dos firewalls do Windows.

Antes de começarmos, há que saber que GlassWire está disponível com várias versões:

FreeBasicProElite
Número de PC11310
Duração do histórico1 mês6 meses1 anoIlimitado
Número de conexões à distância0310Ilimitado
Funcionalidades avançadas
PreçoGrátis39$69$99$
Tabela de preços da GlassWire © Terravista

Como as versões Pro e Elite estão reservadas para uma utilização profissional, vamos concentrar-nos nas versões Free e Basic.

Sumário

1. Teste do GlassWire Free

1.1 Funcionalidades

Embora seja uma versão gratuita, a instalação é simples.

Nenhum programa malicioso é instalado de forma fraudulenta.

Após a instalação, a janela principal GlassWire aparece com o gráfico de atividade da rede.

A interface do GlassWire é clara e simples, com 5 separadores: Graph, Usage, Things, Firewall e Alerts (o separador rede está disponível a partir da versão Basic).

1.1.1 Separador gráfico

Esta é a primeira característica e, sem dúvida, o maior trunfo da GlassWire: um gráfico claro e compreensível que mostra uma representação visual da atividade da rede do seu computador.

O gráfico permite ver a atividade atual e passada da sua rede; os cursores e os diferentes botões (5 minutos, 3 horas, 24 horas, uma semana ou um mês) permitem visualizar esta atividade de rede ao longo de um intervalo de tempo preciso.

A área amarela representa a quantidade de dados recebidos (download), a área laranja a quantidade de dados enviados (upload).

Representação visual da atividade de rede de um computador nas últimas 3 horas
Representação visual da atividade de rede de um computador nas últimas 3 horas

A opção Apps permite ver todas as aplicações conectadas à Internet e a quantidade de dados recebidos e enviados por cada uma delas no intervalo definido.

Gráfico da opção Apps do Glasswire
Volume de dados recebidos e enviados pelas aplicações do computador na última semana

Melhor ainda, um clique esquerdo no gráfico permite-lhe direcionar a atividade da rede num momento específico e ver as aplicações e hosts com os quais o nosso computador está a comunicar (o gráfico para, tem de clicar no botão direito para o reiniciar).

Desta forma, podemos ver quais as aplicações que estão a utilizar a nossa banda de carregamento e descarregamento num dado momento e em que proporção.

Estamos cientes do que está a acontecer, é ao mesmo tempo tranquilizador e prático!

Na imagem acima, podemos ver as aplicações que consumiram banda larga durante a ultima semana.

Se clicar no nome de uma aplicação, vai aparecer toda a banda utilizada apenas por essa aplicação; depois, se clicar no gráfico, vão aparecer mais detalhes num determinado momento sobre os dados recebidos e enviados pela aplicação, os hosts com quem comunicou, os alertas GlassWire relacionados com a aplicação, etc.

No gráfico, as áreas mais escuras (com um ícone de relógio) significam que o nosso computador estava inativo. Este é o modo sono de GlassWire, que é uma funcionalidade útil para saber se existiu ou não uma atividade na rede quando o seu PC estava apagado.

Este gráfico de atividade de rede é realmente a maior arma do GlassWire.

Clara e acessível a todos, ela permitirá :

  • Conhecer a atividade na network do seu computador, visualizando todos os programas que estão a enviar ou descarregar dados em background.
  • Explicar uma conexão anormalmente lenta, apontando para os programas que consomem maior largura de banda.
  • Proteger o seu PC descobrindo programas suspeitos que descarregam e carregam dados sem o seu consentimento de e para hospedeiros suspeitos.

1.1.2 Separador Firewall

O separador Firewall permite-lhe bloquear ou desbloquear o acesso à Internet às suas aplicações.

Um simples clique no ícone da chama permite-lhe bloquear ou desbloquear a conexão a uma determinada aplicação.

Utilização do Firewall da Glasswire
Um clique no ícone da chama permite-lhe bloquear o acesso à Internet a qualquer uma das aplicações
  • Click to Block: Clique no ícone de fogo junto à aplicação para a bloquear, depois clique novamente no ícone da mesma aplicação para a desbloquear. Os ícones de fogo coloridos significam que a aplicação está atualmente bloqueada.
  • Ask to connect: Deseja ter mais controlo das aplicações que se podem ligam à Internet, antes de se ligarem? Vá ao separador “Firewall”, depois mude para o modo “Ask to connect” para permitir ou negar novas ligações.
  • Block All: Quer desligar a conexão do seu PC enquanto estiver longe? Ligue simplesmente o modo “Block All”.

Relativamente ao sistema de firewall, GlassWire estende o firewall integrado do Windows.

Enquanto a maioria do software de firewall utiliza o seu próprio sistema de drivers, GlassWire utiliza o firewall integrado do Windows para bloquear ou desbloquear o acesso à Internet das aplicações.

Isto é uma garantia de estabilidade e fiabilidade.

No entanto, desativar o firewall do GlassWire não desativa a “parede de fogo” do Windows.

GlassWire não pode desativar ou ativar o firewall do Windows.

Como qualquer bom proxy firewall, Glasswire tem um sistema de alerta que avisa o utilizador quando um programa tenta aceder à Internet para enviar ou receber dados.

Tudo parece perfeito com esta versão gratuita de GlassWire. Espere…

Lembra-se do objetivo de uma firewall pessoal?

Para alertar o utilizador, mas também para lhe dar a capacidade de autorizar ou impedir a conexão à Internet a uma aplicação.

GlassWire Free exibe as alertas quando uma aplicação quer aceder à Internet, mas… não bloqueia automaticamente as ligações de entrada e de saída para esse programa.

Apresenta simplesmente um alerta sem lhe dar a opção de permitir ou bloquear a ligação à Internet do programa!

Esta é uma enorme deficiência… Que só é remediada na versão Basic que custa 39 dólares.

Podemos bloquear a conexão de uma aplicação através do separador Firewall, mas isso será sempre demasiado tarde porque a aplicação já terá estabelecido a ligação à Internet para contaminar o nosso computador (na pior das hipóteses).

É por isso que na sua versão Free, GlassWire não pode ser considerado como um firewall eficiente, mas sim como um analisador de tráfego de rede com uma opção de corta-fogo.

1.1.3 Separador Usage

O separador Usage apresenta um resumo da utilização da rede.

O separador Usage da Glasswire apresenta um resumo da sua utilização da rede
O separador Usage apresenta um resumo da utilização da rede
  1. O separador “Usage” mostra-lhe um resumo da sua atividade de rede para o dia, semana, ou mês.
  2. Vá para a área superior esquerda e clique no ícone “settings” para definir um limite a sua banda mensal e receba um aviso antes de atingir um determinado nível de utilização de dados.
  3. Pode decompor a atividade da rede por aplicações, hosts, ou tipos de tráfego.
  4. Clique na data no meio do separador “Usage” para definir uma data personalizada a fim de monitorizar um período de tempo específico.

Podemos ver quais as aplicações, hosts e tipos de tráfego que utilizam a maior parte da banda. Esta característica também nos permite ver quanta largura de banda o nosso PC usa cada mês/semana/dia.

A opção “Controlo de Banda” permite-lhe definir um limite mensal de utilização de bandwidth e receber uma alerta se o computador utilizar uma determinada percentagem dessa banda. Útil para aqueles que têm um volume de dados que não deve ser ultrapassado.

É de notar que o separador “Utilização” apenas mostra a atividade da rede para o PC no qual GlassWire está instalado e nada mais.

Se tiver uma PlayStation 5, uma Firecast, um smartphone, a largura de banda utilizada por estes aparelhos não será monitorizada e contada nas estatísticas.

1.1.4 Separador Alerts

O separador Alerts exibe todas as alertas que recebemos de GlassWire. De facto, GlassWire avisa-nos (através de notificações do sistema) quando ocorrem eventos importantes na rede que podem afetar a segurança do nosso computador.

Por exemplo, o alerta “First Network Activity” informa-o quando uma aplicação está a aceder à Internet pela primeira vez.

Janela Alerts do Glasswire
Alerta “Primeira atividade de rede” para a aplicação Microsoft Fotos

Estes alertas “Primeira Actividade em Rede” são úteis se, por exemplo, receber subitamente um alerta de uma aplicação que normalmente não deve aceder à Internet ou de uma aplicação que não se lembra ter instalado. Pode eventualmente haver um problema de segurança no seu computador.

Nestes alertas também se inclui a deteção de alterações de ficheiros sistema, deteção de alterações de versão de uma aplicação ou monitorização de roubo de ARP. GlassWire também o avisa se o computador está a comunicar com um endereço IP ou um domínio conhecido como sendo uma ameaça.

Pode encontrar a lista de todos os alertas GlassWire aqui: https://www.glasswire.com/dictionary/

1.1.5 Outras características

Outras pequenas características úteis que merecem ser notadas:

  • Supervisão à distância: permite monitorizar servidores remotos ou outros computadores.
  • Modo de repetição: desactiva as notificações do ambiente de trabalho durante 24 horas.
  • Modo incognito (navegação anónima): diz a GlassWire para não registar qualquer actividade de rede no gráfico.

1.2 Verdito de GlassWire Free

Pontos positivos

  • Interface clara e agradável
  • Gráfico de análise de tráfego de rede muito completo e prático
  • Fácil de bloquear a ligação à Internet a uma aplicação
  • Possibilidade de limitar a utilização da banda
  • Sistema de alerta completo e fácil de compreender
  • Grátis

Pontos negativos

  • Não bloqueia automaticamente o acesso à Internet às aplicações
  • Tamanho dos carateres demasiado pequeno
  • Muitos filtros e opções, por vezes perdemo-nos

Dizer que o GlassWire não parece uma firewall tradicional é um eufemismo!

Dotado de uma interface inovadora, GlassWire opta por centralizar a sua firewall em torno do tráfego de rede e da sua utilização pelas várias aplicações do sistema, tornando-a uma ferramenta de monitorização do tráfego de rede completa e acessível.

2. Teste do GlassWire Basic

A versão básica de GlassWire está disponível por apenas 39 dólares, de uma vez por todas. Isto é importante porque a maioria das soluções de segurança pagas oferecem uma subscrição anual, na ma maior parte das vezes a 49$/ano.

Com o GlassWire, paga uma única vez $39 pela versão Basic (atualmente há uma oferta de $29) e tem acesso a todas as futuras atualizações do programa.

Agora podemos começar a testar a versão básica de GlassWire!

2.1 Funcionalidades

O GlassWire Pro é ativado a partir do menu principal da versão gratuita. Isto permite manter o histórico de atividade da rede que o software já registou.

2.1.1 Autorização de conexão

Ah, finalmente! Esta é A característica que faltava na versão Free para fazer dela uma firewall digna desse nome.

Podemos agora considerar o GlassWire como um firewall. O princípio é simples, cada vez que um programa quer aceder à Internet, aparece um alerta GlassWire e convida-o a aceitar ou negar o acesso à Internet a este programa.

GlassWire Access
Autorização de início de sessão para o aplicativo Calc

Todas as novas ligações de rede são rejeitadas até que se permita que GlassWire as aceite.

Mesmo que esta funcionalidade seja obviamente bem-vinda nesta versão Basic, nem tudo é cor-de-rosa, muito pelo contrário.

Em primeiro lugar, a função “Autorização Conexão” deve ser ativada manualmente através do separador Firewall. Penso que o editor poderia tê-lo ativado de imediato – logo após ativar a licença Basic – para aumentar a segurança do sistema sem demora.Além disso, no meu caso, tive de reiniciar o meu computador para que esta funcionalidade funcionasse… Não é boa.

E, finalmente, deve saber que todos os pedidos aos quais foi concedido o direito de acesso à Internet na versão Gratuita (portanto, todos eles de facto) têm este direito alargado e não sujeito à aprovação do utilizador.

Imaginemos que um programa malicioso já tenha tido acesso à Internet: bem, o seu acesso à Internet não será questionado.

A solução é desinstalar completamente GlassWire com Revo Uninstaller (para uma desinstalação completa) e reinstalá-lo, ativando a sua versão Básica.

2.1.2 Separador Things

O separador Things permite-lhe ver a lista dos dispositivos que se encontram atualmente na sua rede local ou Wi-Fi. Esta característica mostra o fabricante do dispositivo ligado à rede com o seu endereço IP e endereço MAC.

Glasswire Things
Lista de dispositivos ligados à rede

Esta funcionalidade é súper útil para saber que aparelhos estão a utilizar a nossa rede e ver quais os que não devem ter acesso.

Responde à famosa pergunta que muitas pessoas se colocam: quem está a utilizar a minha rede Wi-Fi?

GlassWire também exibe um alerta sempre que um aparelho se liga ou desliga a sua rede.

2.1.3 Outras características

  • Deteção de webcam e microfone: GlassWire avisa-nos quando a nossa webcam e microfone estão a ser utilizados e por qual aplicação (que tem acesso à rede). Note-se que se se trata de uma aplicação que não tem acesso à Internet, GlassWire não nos notificará.
  • Lock down mode: permite-lhe bloquear todas as ligações de rede.
  • Gerir a atividade de rede de vários servidores simultaneamente.
  • Mini Graph: um pequeno gráfico que representa a atividade da rede é constantemente apresentado no ambiente de trabalho.
  • Maior histórico: 6 meses em vez de um.

2.2 Verdito de GlassWire Free

Pontos positivos

  • Funcionalidade da Autorização de Ligação
  • Funcionalidade de deteção de utilização da webcam e do microfone
  • Capacidade de ver a lista de dispositivos ligados à rede
  • Migração simples a partir da versão Free
  • Pagamento único: 39$

Pontos negativos

  • A migração a partir da versão Grátis não afeta as permissões de conexão das aplicações
  • Nenhuma funcionalidade avançada para criar regras de tráfego de entrada/saída para uma aplicação

GlassWire Basic é quase a melhor firewall para novatos e qualquer pessoa que queira uma firewall eficiente, fácil de usar e sem problemas.

Com a funcionalidade de Autorização de Conexão que faltava na versão Free e com algumas ferramentas adicionais muito úteis (deteção de webcam e microfone, lista de aparelhos ligados à rede…), GlassWire Basic pode ser considerado como uma verdadeira firewall pessoal com todas as vantagens que já vimos na versão Free.

Deixe um comentário