O que é um satoshi?

Um satoshi é uma unidade de conta em Bitcoin. Foi-lhe dado o nome da alcunha do criador de Bitcoin: Satoshi Nakamoto.

Um satoshi é equivalente a 0,00000001 bitcoin. O BTC é portanto divisível por 8 casas decimais, o que permite a qualquer pessoa segurar fracções de um bitcoin.

Símbolo do Satoshi – satsymbol.com

O que significa o termo “satoshi”?

Quando se compra bitcoin, provavelmente não se tem dinheiro suficiente para comprar a totalidade do produto. Portanto, terá de comprar uma fracção de BTC.

Esta fracção, se suficientemente pequena, pode ser contada em satoshis. Um satoshi é na verdade a menor fracção de Bitcoin que se pode obter.

Origem do termo satoshi

O termo “satoshi” provém do nome, ou antes do pseudónimo, do criador de Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Como homenagem a esta pessoa, os utilizadores deste crypto-asset decidiram que os números após o ponto decimal seriam simplesmente chamados satoshis.

Este termo é genérico e interno ao mundo dos crypto-assets, muito parecido com o termo cêntimo para o euro ou cêntimo para a libra esterlina.

Tal como o termo euro, não existe consenso internacional sobre a utilização do plural. Algumas línguas irão concordar, outras irão manter o termo invariável. Assim pode encontrar “satoshi” e “satoshis” ao utilizar o plural.

A maioria das pessoas usa “satoshi” com um “s” minúsculo, sendo o “S” maiúsculo usado para se referir ao fundador do BTC.

Finalmente, é de notar que também não existe consenso sobre a utilização universal do termo: de facto, muitos crypto-assets têm os seus próprios “satoshis” com nomes diferentes.

Um exemplo é o “litoshis” de Litecoin, uma palavra que recorda tanto satoshis como Litecoin. Ou o “wei” do Ethereum, que se refere a um famoso criptógrafo chamado Wei Dai.

Número de casas decimais após o ponto decimal

Ao contrário das moedas tradicionais que estão divididas em 100 unidades, a bitcoin está dividida em 100.000.000 satoshis. Isto corresponde a 8 dígitos após a vírgula decimal. Por outras palavras, um satoshi corresponde a 0,00000001 BTC.

Deve notar-se que este número pode ser aumentado, se necessário, no futuro, se a bitcoin se tornar mais popular.

Quando utilizar o termo satoshi e o uso de abreviaturas

Satoshi é o termo padrão utilizado quando se fala do valor dos crypto-assets que são essencialmente comprados e vendidos através de um par BTC. Uma pessoa com experiência costuma dizer muito pouco sobre o preço em euros ou $ quando fala do valor de um crypto-asset.

É também comum encontrar o termo “sat” utilizado no lugar de satoshi.

Quando as quantidades são relativamente grandes, não é raro usar o termo “k”, ou seja, quilo, ou seja, mil, para substituir os últimos três zeros.

Por exemplo, um bem criptográfico no valor de 60.000 satoshis terá muitas vezes o seu preço escrito com as palavras “60k sat”. Alguns até concordarão com o plural e dirão “60k sats”.

Deixe um comentário