A tendência de Zero-Click está a acelerar-se: a taxa de rejeição (Bounce Rate) nas SERP do Google está a subir em flecha.

Google transforma-se num motor de resposta
O Google já não quer ser um intermediário: o motor de busca está a evoluir cada vez mais para um motor de resposta, capaz de informar directamente o utilizador.
As páginas de resultados são muitas vezes enriquecidas com extractos optimizados e elementos estruturados no topo da página ou de lado, permitindo ao utilizador encontrar o que veio buscar sem passar pelos sites referenciados.
Este fenómeno, regularmente destacado por Rand Fishkin, está a crescer: de acordo com os últimos inquéritos SimilarWeb e SparkToro de mais de 100 milhões de utilizadores, quase duas em cada três pesquisas Google não resultam num clique.

Uma tendência ainda mais forte no telemóvel
Sem surpresa, esta tendência de Zero-Click é ainda mais forte nos telemóveis. Nestes ecrãs, que são mais pequenos do que os de um computador, os resultados directos ocupam muito espaço.
O utilizador tem muitas vezes de percorrer a página para chegar às primeiras ligações naturais.
Podemos também considerar que algumas das perguntas realisadas nos telemóveis são mais simples, e que é mais fácil respondê-las directamente: tempo, horário de abertura…
A distribuição de cliques em telemóvel
No telemóvel, apenas 22% das pesquisas levam a um clique num resultado natural, menos de 1% a um clique num resultado patrocinado, e 77% dos utilizadores saem à medida que chegam, sem clicar num resultado de pesquisa.

A distribuição de cliques nos desktop
Nos computadores, os resultados naturais ainda atraem 50% das consultas. Quase 3% dos utilizadores clicam num anúncio e mais de 46% não clicam em nenhum resultado.

Um fenómeno preocupante para as empresas digitais
Pouco a pouco, o Google está a conseguir guardar os utilizadores da Internet no seu site, servindo-lhes as respostas às suas perguntas numa travessa.
O motor depende fortemente de conteúdos concebidos e escritos por terceiros.
Os editores podem temer este fenómeno, especialmente porque as taxas estão agora a atingir níveis sem precedentes. Encontram-se numa situação em que a “escolha” é :
- não permitir que o seu conteúdo apareça nos snippets otimizados, para forçar os utilizadores a visitar os seus websites;
- otimizar o seu conteúdo para que seja captado sem compensação pelo Google, cedendo assim parte do seu trabalho ao motor de busca.
Algumas editoras, como a Wikipédia, podem dar-se ao luxo de iniciar um braço de ferro com o Google e os gigantes da tecnologia, forçando-os a pagar para assumir o conteúdo (depois de os ter deixado utilizá-lo gratuitamente durante muito tempo).
Mas a grande maioria dos websites não pode oferecer este tipo de luta de poder e optará pela segunda opção sem hesitação; bem conscientes de que se não aceitarem estas respostas diretas, os seus concorrentes o farão.