SE Ranking: review completo, avaliações e preços de um dos melhores software SEO em 2021

Como sabem, de vez em quando publico a minha opinião sobre algumas ferramentas de SEO que testei recentemente (e se não sabiam, deem uma vista de olhos aos meus artigos sobre as outras ferramentas).

Hoje, será a vez do SE Ranking! Aqui estão as minhas impressões sobre o SE Ranking, que tive a oportunidade de utilizar este ano.

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Quais são as avaliações do SE ranking?

O SE Ranking tem a nota máxima (entre mais de 1000 avaliações).

O feedback que estou prestes a partilhar convosco baseia-se obviamente na minha própria opinião (que não é vinculativa). Dito isto, interessou-me saber o que outros profissionais pensavam do SERanking.

Nota de 4.8/5 no site Capterra

Analisando as respetivas opiniões, descobri que todos tivemos a mesma sensação ao utilizar esta ferramenta de SEO: é uma excelente aplicação, que tem muitas vantagens.

Nota de 4.7/5 no site Trustpilot

Assim, a maioria dos utilizadores do SE Ranking foram, como eu, seduzidos por este software SEO.

Uma solução de SEO tudo-em-um com uma excelente ratio características/preço

Uma das primeiras coisas que vai apreciar no SE ranking é certamente o seu preço extremamente baixíssimo, para um software “all-in-one” que inclui muitas funcionalidades (não as detalharei todas aqui, mas convido-o a ver a lista no website oficial).

Como se pode ver nesta tabela, a SERanking é de longe o tool SEO com a política de preços mais agressiva

Em comparação com as outras ferramentas, como por exemplo a Ahrefs (uma das ferramentas líderes neste mercado), os preços do SE Ranking são entre duas a quatro vezes mais baratos!

Este posicionamento de preços diferencia realmente a SERanking dos seus concorrentes, que normalmente cobram cerca de cem dólares por mês para utilizar a versão intermédia das suas ferramentas.

É frequente, que estes valores de preços fazem medo aos profissionais de marketing que gostariam de se equipar com ferramentas profissionais, mas que estão relutantes em gastar tanto dinheiro.

A solução SER é muito completa por um preço bastante agressivo. É por isso ideal, quando se começa com este tipo de ferramentas SEO, e que não pretenda gastar mais de 1000 euros/ano.

Mas com uma tarificação tão baixa, a ferramenta é realmente assim tão boa? Vale a pena? O que é que isso tem? Continue a ler para descobrir os prós e os contras do SERanking.com.

O “pequeno extra”: uma lista de verificação integrada na ferramenta que torna a metodologia SEO fácil e accionável

Uma das minhas secções favoritas na ferramenta – e que é certamente a que tem menos tecnologia de toda a solução – é a secção “Plano de Marketing”.

Aqui o utilizador encontra uma “to do list” que subdivide a metodologia SEO, de end-to-end, em tarefas geríveis e acionáveis. Isto é uma grande ajuda para estruturar a gestão de projetos nos seus trabalhos de SEO.

Plano de marketing do terravista elaborado pelo SE Ranking

Toda esta preparação e planeamento já foram feitos para si, poupando-lhe um tempo valioso e evitando que se perca em ações desnecessárias.

SE Ranking é uma excelente ferramenta para monitorizar o ranking das suas palavras-chave

Um relatório de posicionamento de palavras-chave fácil de utilizar e claro

A SE Ranking é uma ferramenta que foi inicialmente concebida para um caso de uso específico: rastrear as posições SEO das suas palavras-chave.

Atualmente, é uma plataforma SEO “tudo-em-um”, mas esta herança ainda é percetível, porque é realmente o ponto forte da ferramenta.

Pode facilmente importar a sua lista de palavras-chave, que também pode sugerir outras sozinha.

Agradável e eficiente, a ferramenta integra uma funcionalidade para eliminar as palavras-chave em duplicado, muito útil quando se começa a seguir milhares de palavras-chave, e enriquece a lista ao longo do tempo.

O que também é muito apreciável é a possibilidade de organizar as suas palavras-chave por “pastas”. Isto muda realmente o cenário quando se tem uma estratégia elaborada de SEO e que se quer seguir as posições de acordo com os diferentes eixos do seu plano:

  • Pode ter uma pasta de “palavras-chave estratégicas” e uma pasta de “cauda longa”
  • Ou adotar uma estratégia de “conteúdo longo” vs “conteúdo curto”
  • Ou mesmo por categoria de produto (por exemplo: “pronto-a-vestir para homem” vs “pronto-a-vestir para mulher”)
  • etc…

O relatório do seu posicionamento é bem feito, muito ergonómico, e permite ver rapidamente a evolução das suas performances.

A interface do relatório de posicionamento é clara, muito legível, e permite ter uma ideia rápida das suas performances.

Pode depois personalizar as colunas e fazer aparecer informações adicionais no seu relatório:

  • volume de pesquisa,
  • concorrência,
  • valor do tráfego,
  • tráfego estimado,
  • indicador de dificuldade SEO da palavra-chave,
  • etc…

A interface de pesquisa por palavra-chave é digna das melhores ferramentas de SEO

Como todas as ferramentas de SEO, o SE Ranking também oferece uma solução de pesquisa por palavra-chave.

Também aqui, nada a lamentar, a interface é límpida e corresponde ao que se pode encontrar em soluções alternativas, como a SEMRush.

A experiência de pesquisa por palavra-chave é semelhante ao que se encontra nas principais ferramentas de SEO

Para cada ideia de palavra-chave introduzida, a ferramenta dá-lhe outras expressões relacionadas (palavras-chave semelhantes, relacionadas, de baixo volume), e pode aceder a relatórios detalhados. Esta funcionalidade é muito útil para :

  • Enriquecer a semântica do seu conteúdo e integrar palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing Keywords)
  • Ou simplesmente para saber quais as palavras-chave a priorizar nas suas otimizações (por vezes é melhor recorrer a palavras-chave menos procuradas, mas com um indicador de dificuldade inferior)

Apreciamos o facto de, para cada palavra-chave, a ferramenta listar os 5 domínios posicionados em resultados orgânicos e pagos.

  • É possível ver quem está nas primeiras posições,
  • Quem está a pagar por a palavra,
  • E que impacto tem no seu tráfego e custos de marketing.

Relatório sobre o potencial SEO: quantifique em 30 segundos o volume máximo de negócios que pode obter com o seu SEO

Muitas vezes, quando planeamos a nossa estratégia de otimização para os motores de busca, calculamos o “mercado abordável” para o qual pretendemos otimizar a nossa visibilidade.

Em termos concretos, isto implica encontrar o volume de pesquisa para cada palavra-chave, aplicando a sua métrica de conversão (taxa de conversão, cesto médio) e assim se conhecerá o potencial máximo de rentabilidade para o seu site.

A SE Ranking inclui um relatório “Potencial SEO” que faz toda esta análise por si.

Este relatório ajuda-o a quantificar o impacto e o retorno do investimento que pode obter se se posicionar bem em todas as palavras em que está interessado.

Para o fazer, o relatório dá-lhe :

  • o valor atual do seu tráfego estimado e o seu valor máximo
  • o número de clientes e receitas que pode obter se todas as suas palavras estiverem bem posicionadas nas SERP
Exemplo do potencial SEO para o site Terravista

Obviamente, esta é a oportunidade “máxima” que pode obter. Na prática, nunca se torna o numero para todas as palavras-chave pretendidas.

Os resultados reais que pode esperar do seu SEO estão certamente entre a sua “situação atual” e esta “oportunidade máxima”, mas ainda assim tem o mérito de lhe dizer qual é o valor do mercado total que está a visar em SEO.

As características do SE ranking que o vão ajudar no seu conteúdo marketing

A melhor funcionalidade para dar prioridade ao conteúdo a ser produzido: o “keyword grouper”

Regra geral, a maioria das ferramentas para a redação de conteúdos otimizados para SEO assumem um ângulo “semântico”: quer criar conteúdos que falem de “sapatos”? Aqui estão todas as outras palavras-chave que poderia acrescentar no seu texto…

O SE Ranking oferece uma ferramenta muito interessante, o agrupador de palavras-chave.

Vídeo da SERanking com a apresentação do keyword grouper

Esta ferramenta aborda a questão do conteúdo segundo outro ângulo: em vez de partir do que “você” quer escrever, a SE Ranking começa com uma lista de palavras-chave que lhe interessam e agrupa as expressões para as quais encontra os mesmos domínios posicionados.

Isto dá-lhe um “grupos de palavras-chave” que têm a mesma intenção, uma vez que são encontrados os mesmos resultados. Para cada grupo, é-lhe dada uma estimativa do volume de pesquisa, bem como os concorrentes que ocupam a SERP.

Só lhe resta criar conteúdo para cada grupo de palavras-chave (um grupo = uma página) utilizando todo o campo semântico transcrito pela ferramenta.

Assim, para além de saber como enriquecer a semântica do seu conteúdo, pode dar prioridade ao conteúdo a ser desenvolvido de acordo com os volumes de pesquisa.

Monitorize facilmente o impacto SEO das alterações feitas às suas páginas web

Quando trabalhamos no referenciamento de um site, há muitos temas de otimização que incidem sobre o conteúdo. Por conseguinte, revisamos muitas vezes os conteúdos.

Os SEOs mais exigentes vão criar um “registo” de todas as suas otimizações e das alterações que fizeram ao conteúdo (isto pode ser numa folha de cálculo ou em anotações do Google Analytics, por exemplo). Este “histórico” é então comparado com as performances observadas após as otimizações.

Mais uma vez, o SE Ranking tem uma característica nativa para acompanhar as alterações nas vossas páginas, que eu realmente gostei. Para o utilizar, basta adicionar duas simples etiquetas HTML no seu conteúdo.

Uma secção dedicada ao Marketing Social Media

É interessante notar que o Ranking SE também oferece relatórios para otimizar o seu marketing nas redes sociais.

Nesta secção da ferramenta, encontrará índices da sua atividade em redes sociais (alcance, gostos, retweets, etc.) e também uma funcionalidade muito útil para o planeamento de publicações.

Assim, pode usar o SE Ranking como um cockpit para gerir o SEO do seu conteúdo, e a sua distribuição nas redes sociais.

Monitorar as suas redes sociais diretamente no SE Ranking

As principais desvantagens do SE Ranking

Uma base de dados de palavras-chave mais pequena do que as outras ferramentas SEO

Tendo elogiado a SE Ranking, devo também falar-vos do que tem sido um pouco mais dececionante na utilização desta ferramenta SEO.

Em primeiro lugar, o SE Ranking não tem uma base de dados de palavras-chave tão grande como outros líderes de mercado, o que pode ter um impacto em tudo o que se relaciona com a pesquisa/sugestões de palavras-chave.

É verdade que a base de dados do SE ranking contém 2 mil milhões de termos de pesquisa, mas este está longe de ser o caso para todos os mercados.

Se o seu país não estiver na lista do SE Ranking, o SE só vai utilizar o sistema de pesquisa standard do Google (o que se pode fazer gratuitamente com o planeador de palavras-chave encontrado em qualquer conta do Google Ads).

Posições de palavras-chave por vezes erradas

Quando vi alguns resultados dados pelo SE Ranking, fiquei curioso. Por isso quis verificar para algumas palavras-chave, no Google e na Search Console, a posição que a ferramenta indicava para algumas palavras-chave.

Pude também ver que algumas posições não eram as mesmas no Google Search Console e no SE Ranking.

Podemos, portanto, deduzir que a precisão dos dados pode por vezes faltar no SE Ranking.

Conclusão

Em conclusão, a SE Ranking é uma excelente ferramenta SEO, com a melhor relação qualidade / preço do mercado.

É uma ferramenta que se adequa muito bem aos SEO / marketers que escolhem o seu primeiro programa de SEO, bem como às agências ou proprietários de múltiplos sites (possibilidade de elaborar relatórios agregados sobre todos os seus projetos).

Obviamente, este artigo não detalha todas as características / relatórios da SE Ranking. Não mencionei, por exemplo, os relatórios de auditoria do website, que são muito bons, nem as várias características de análise competitiva, que são relativamente poderosas e muito acionáveis…

O objetivo deste artigo não é dizer-lhe tudo sobre o SE Ranking, e convido-o sobretudo a testar por si próprio esta ferramenta SEO, que oferece um teste gratuito de 14 dias.

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