Top 100 das marcas mais poderosas em 2022

As empresas de tecnologia dominam em grande parte o ranking das marcas mais poderosas.

Um novo recorde de crescimento para as marcas mais poderosas

A Interbrand acaba de publicar seu ranking anual das marcas internacionais mais poderosas para o ano em curso: Best Global Brands 2022. Isso é baseado no desempenho financeiro, e o papel das marcas nas decisões de compra e sua força competitiva.

De acordo com informações fornecidas pela empresa, o ano de 2022 serve como um novo recorde para o valor global das 100 marcas mais poderosas.

Com efeito, depois de um ano já recorde em 2021 com um crescimento de 15%, 2022 marca um novo marco, com um aumento de 16% no valor global do top 100. Assim, atinge 3.088 bilhões de dólares (contra 2.667 bilhões em 2021).

Este ano regista a maior taxa de crescimento de brand equity de todos os tempos, demonstrando a crescente contribuição que a imagem de marca de uma empresa traz para seu sucesso económico. Embora os mercados financeiros tenham visto flutuações significativas nos últimos anos, os valores das marcas aumentaram constantemente, o que impulsionou a escolha e a fidelidade do cliente, ressalta a Interbrand.

As empresas de tecnologia dominam o ranking

O top 10 do ranking é amplamente dominado por grandes empresas de tecnologia, com Apple, Microsoft e Amazon entre os três primeiros.

Entre os movimentos notáveis ​​em 2022: a Microsoft suplantou notavelmente a Amazon, subindo para o 2º lugar no ranking e registando um crescimento de 32% (em comparação com +10% para a Amazon). Por seu lado, a Apple apresenta um crescimento de 18%, aparecendo ainda na 1ª posição.

No seu relatório, a Interbrand destaca que: “nas dez melhores marcas do ranking, observamos um crescimento exponencial e o surgimento de uma “superliga”. Construídas sobre uma base de experiências excecionais e forte integridade, essas empresas podem evoluir em várias direções, aumentando seu impacto na vida dos clientes, bem como o valor da marca e a capitalização de mercado.”

As 10 marcas mais poderosas em 2022 são:

  1. Apple: 482 bilhões USD (+18%)
  2. Microsoft: 278 bilhões USD (+32%)
  3. Amazon: 274 bilhões USD (+10%)
  4. Google: 251 bilhões USD (+28%)
  5. Samsung: 87 bilhões USD (+17%)
  6. Toyota: 59 bilhões USD (+10%)
  7. Coca-Cola: 57 bilhões USD (=)
  8. Mercedes-Benz: 56 bilhões USD (+10%)
  9. Disney: 50 bilhões USD (+14%)
  10. Nike: 50 bilhões USD (+18%)

As marcas que mais cresceram em 2022

A Interbrand também estabelece um ranking das marcas com maior crescimento em 2022. Segundo a empresa, essas marcas são baseadas em 3 fatores:

  • Direção: as empresas definiram uma direção clara, garantindo que toda a organização conheça os objetivos e trabalhe em conjunto para alcançar a mesma ambição,
  • Agilidade: as marcas que tiveram um forte crescimento conseguiram agir rapidamente, lançando novos produtos e serviços, adaptando-se às novas necessidades dos seus clientes,
  • Participação: estas marcas têm feito questão de incluir os consumidores nas decisões tomadas, de forma a criar uma verdadeira noção de compromisso.

Entre os fatos notáveis: a Microsoft mostra o maior crescimento (+32%) em 2022, ganhando 1 lugar entre as 100 marcas mais poderosas. Por seu lado, a Tesla experimentou a mesma taxa de crescimento, ganhando 2 lugares, para subir para a 12ª posição no ranking.

Aqui estão as 15 principais marcas com o maior crescimento em 2022:

15 marcas com o maior crescimento em 2022
15 marcas com o maior crescimento

Deixe um comentário