Vinted, o site de compra e venda de vestuário usado em linha, anunciou que levantou 250 milhões de dólares em 12 de Maio de 2021.
Isto é 112 milhões a mais do que a sua anterior recolha de fundos, o que lhe permitiu tornar-se o primeiro unicórnio lituano.
Desta vez, pretende continuar a investir na experiência do cliente e no desenvolvimento internacional da empresa.
Vinted vale 3,5 mil milhões de dólares
Se em 2019 o Vinted foi avaliado em mil milhões de dólares, esse período já pertence ao passado. Com a sua recente recolha de fundos, a empresa está agora avaliada em 3,5 mil milhões de dólares.
Com 45 milhões de membros em todo o mundo, a firma triplicou a sua base de utilizadores em dois anos. “Esta nova ronda de financiamento confirma que estamos no caminho certo após a nossa expansão na Europa”, disse Thomas Plantega, CEO do Vinted.
Nos últimos anos, a plataforma tem crescido a grande velocidade, e a pandemia contribui igualmente a esse crescimento.
De facto, o sistema de comprar e vender roupa de segunda mão do Vinted foi muito popular durante os confinamentos, embora tenha sido forçado a colocar a plataforma em pausa devido à crise sanitária.
Levantamento de fundos para melhorar a experiência do cliente
Com os fundos obtidos junto dos investidores EQT Growth, Accel, Burda Principal Investments, Insight Partners, Lightspeed Venture Partners e Sprints Capital, a Vinted continuará os seus esforços de crescimento. De facto, mesmo que, segundo Thomas Plantega, a plataforma continue a crescer “ao mesmo ritmo que em 2020 e dos anos anteriores”, o seu negócio ainda não é rentável.
Para que assim seja, o Vinted quer investir mais na experiência do cliente.
“A nossa prioridade é tornar a plataforma mais fácil de utilizar, especialmente em duas áreas: serviço ao cliente e confiança nos nossos serviços. Por exemplo, queremos reduzir o tempo necessário para carregar um item e o tempo necessário para resolver um litígio entre utilizadores”, diz o CEO.
A start-up quer continuar o seu desenvolvimento internacional
Nos últimos anos, a Vinted fez questão de estar presente em vários mercados, particularmente na Europa, incluindo a Holanda, onde adquiriu a United Wardrobe, o Reino Unido e os Estados Unidos.
Com esta ronda de financiamento, a empresa espera continuar a sua estratégia de expansão, que já foi implementada com a chegada de transações entre utilizadores de diferentes países.
A empresa está progressivamente a fazer o seu próprio percurso, diferenciando-se cada vez mais dos seus concorrentes Depop, Patatam e Vestiaire Collective.
Para continuar os seus esforços, o Vinted lançará em breve a sua plataforma num novo país europeu (Portugal???), o que ainda é um segredo. “Queremos replicar o sucesso que temos tido nos nossos mercados europeus em novas áreas geográficas”, diz Thomas Plantega.
Isto talvez permita a start-up afirmar-se como uma referência internacional e encontrar a rentabilidade.